[object Object]

Equality Days chegam à FCTUC para incentivar a integração das mulheres nas tecnologias e engenharias

No âmbito do projeto Equal Steam, a iniciativa Equality Days vai estar durante três dias no Pólo II da Universidade de Coimbra a apresentar exposições, workshops, cinema e música, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a falta de mulheres tecnologias e engenharias.

Os Equality Days são uma iniciativa da Equal STEAM para a sensibilização da comunidade de Coimbra, em especial os estudantes, para o assunto da integração e retenção de mulheres em áreas tecnológicas e das engenharias no ensino superior.

Na abertura, que decorreu esta terça-feira no Pólo II da Universidade de Coimbra (UC), O Glossário Feminista Ilustrado voltou a ser exposto. A exposição é da autoria de três mulheres, Biakosta, Amargo e Filipa Namorado, e consiste numa combinação de breves definições com ilustrações temáticas, que juntas criam um guia simples e introdutório ao dicionário feminista.

O Glossário Feminista Ilustrado esteve no ano passado na Casa da Esquina de Coimbra. Biakosta fala na atualidade que o projeto continua a ter um ano depois e na importância de o tema ser abordado e conhecido por todas as gerações. Filipa Namorado falam num balanço positivo e perspetivam-no para o futuro, com a introdução de novos conceitos.

Patrícia Pereira da Silva, pró-reitora para o Planeamento e Sustentabilidade da UC, destaca a importância de trazer a arte para um Pólo que privilegia as tecnologias e engenharias. A pró-reitora faz uma análise à recetividade das diferentes gerações à presença artística, com destaque para a geração mais nova. A “frescura da juventude” e a “liberdade de pensamento” são remarcadas por Patrícia Pereira da Silva no evento.

Elsa Branquinho, chefe do Gabinete para a Inclusão e Igualdade da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), vê a iniciativa Equality Days com bons olhos e fala em adaptá-la e levá-la à restante parte da comunidade. Elsa Branquinho comenta que a arte é uma forma de levar a questão da igualdade de género a ser refletida. A responsável pela inclusão e igualdade observa ainda que a arte tem o poder de cativar os jovens.

Clara Barata, coordenadora da iniciativa Equality Days, comenta que a arte é, no projeto, uma forma de proporcionar a discussão acerca de determinados estereótipos. Clarifica que o número inferior de mulheres na área da informática não vem de questões de menor capacidade em comparação com os homens. A coordenadora dos Equality Days explica o Inspira, um programa do departamento de engenharia informática que visa combater a questão do número reduzido de mulheres na área.

As ilustradoras do glossário esperam transformar o projeto artístico num livro. Por agora, a exposição continua no Departamento de Informática da Universidade, no âmbito dos Equality Days, que decorrerem até quinta-feira.

Também no dia 1 de junho, a RUC recebe a artista Capicua, às três horas da tarde, para uma entrevista. À noite, Capicua dá um concerto no DOME instalado no departamento de engenharia civil da FCTUC.

PARTILHAR: