[object Object]

Exposição “A Companhia de Jesus, Evangelização e Ciência” marca presença no Museu Nacional Machado de Castro

Exposição tem como objetivo, comemorar os 400 anos da canonização dos pilares da companhia de Jesus, Inácio de Loyola e Francisco Xavier.
De entrada livre, a exibição vai se realizar até ao dia 25 de setembro com lugar na Sala de Exposições Temporárias do Museu.

O Museu Machado de Castro inaugurou esta sexta-feira, 8 de julho a exposição “A Companhia de Jesus. Evangelização e Ciência”. Maria de Lurdes Craveiro, a diretora do Museu, esteve à conversa com a RUC para explicar e contar o propósito desta exibição que converge a história das companhias jesuítas e a ciência.

Esta iniciativa tem como objetivo, comemorar os 400 anos da canonização dos pilares da companhia de Jesus, Inácio de Loyola e Francisco Xavier. A exposição foca-se ainda no papel evangelizador da companhia, como forma de alargamento da fé católica e do cristianismo numa escala global. Esta divulgação da fé é possível através de uma formação centrada na ciência, cujos jesuítas tiveram um papel fulcral, afirma a diretora.

A exibição vai decorrer por três núcleos, primeiro a formação, seguido da ciência e finalizando com a evangelização.

Nesta vão estar expostos vários elementos iconográficos em torno da companhia de Jesus e da própria figura de Jesus Cristo. As referências icnográficas foram fulcrais para a divulgação da mensagem/palavra de Cristo através da imagem. Contudo, ainda sem uma imagem de marca definida, a companhia de Jesus, também usufruiu da iconografia para a sua expansão.

Outros ciclos de vida das entidades mais impactantes da companhia, como Inácio de Loyola e Francisco Xavier, foram outrora exibidos em exposições da Sé Nova, por exemplo. Contudo, nesta exibição está exposto o ciclo da vida em várias etapas, há pouco restaurado e limpo, do próprio Santo Estanislau Kostka, de nacionalidade polaca, figura inspiradora para os noviços das companhias e colégios jesuítas. Este ciclo é o único em Portugal pintado à mão e vai ser o ingrediente principal deste evento.

Ao longo do tempo expositivo, Maria de Lurdes Craveiro salienta que vão ser convocados especialistas nesta temática para debater com os participantes as ideias que vão surgindo. De entrada livre, a exibição vai se realizar até ao dia 25 de setembro com lugar na Sala de Exposições Temporárias do Museu.

 

PARTILHAR: