[object Object]

AAC lança inquérito sobre estado do ensino superior em Portugal

A Associação Académica de Coimbra (AAC) partilhou hoje à tarde, nas redes sociais, um questionário que tem como finalidade avaliar o estado do ensino superior português. O inquérito pode ser respondido por estudantes de todos os cursos e ciclos de estudo da Universidade de Coimbra.

Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, pode ler-se que “a análise à comunidade enquadra-se numa investigação conduzida pela Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra nas últimas semanas”.

A RUC esteve à conversa com José Machado, Vice-presidente da Direção-Geral da AAC, para esclarecer as motivações por trás da iniciativa. O responsável explicou que o questionário é a fase final de uma investigação conduzida pela AAC sobre os custos associados à frequência no ensino superior. A ideia surgiu após as notícias lançadas nas últimas semanas neste âmbito, como o possível descongelamento das propinas. Neste estudo, a Associação Académica de Coimbra quer provar, através da comparação com outros estados europeus, que “não se justifica” o avanço desta ação em Portugal.

A investigação incluiu períodos de discussão, definição de objetivos e recolha de dados de outros países, executados numa fase inicial do projeto. José Machado revela que a comparação com outros estados foi feita de acordo com a situação socioeconómica dos país, onde se procuraram identificar regiões com condições semelhantes às nacionais, neste caso, países do sul da Europa.

Com o questionário, a AAC pretende compreender qual é a perceção dos estudantes quanto à realidade do ensino superior a nível nacional e internacional. O Vice-presidente revela ainda que após a recolha e análise dos resultados, vai ser redigido e apresentado um documento com as conclusões obtidas.

PARTILHAR: