![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2026/05/15095533/WhatsApp-Image-2026-05-13-at-18.54.17.jpeg)
Mostra de Teatro Universitário regressa ao TAGV com bilheteira livre
O teatro universitário está de regresso ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Integrada no programa da 7.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas MIMESIS, a Mostra de Teatro Universitário volta a juntar os grupos da Academia de Coimbra numa semana dedicada à criação cénica.
O teatro universitário está de regresso ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Integrada no programa da 7.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas MIMESIS, a Mostra de Teatro Universitário volta a juntar os grupos da Academia de Coimbra numa semana dedicada à criação cénica.
De 12 a 16 de maio, sobem ao palco do TAGV espetáculos da Associação Cultural Thíasos, do Grupo de Teatro Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) – InterDito, da Comunidade Artística Interdisciplinar (CAI), do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) e do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC).
Para a encenadora da Thíasos, Rita Morais, a iniciativa cria uma ligação entre o teatro universitário e a cidade de Coimbra.
Na edição de 2026, a mostra aposta num modelo de bilheteira livre, em que cada espectador escolhe quanto quer pagar para assistir aos espetáculos. A Diretora Artística da Comunidade Artística Interdisciplinar, Luna Caballero, acredita que o principal objetivo passa por tornar a cultura mais acessível.
Além da dimensão artística, a MTUC continua também a afirmar-se como um espaço de inclusão e descoberta para quem participa nos projetos. Inês Freitas, membro do elenco da peça “Se Não Te Tivesse Conhecido”, destaca o ambiente de apoio vivido dentro do grupo.
A programação da MTU inclui propostas que passam pela revisitação de textos clássicos, pela dança, pela performance e pela ficção científica, refletindo a diversidade de linguagens presentes na criação artística universitária contemporânea.
A Mostra de Teatro Universitário decorre até dia 16 de maio, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.
PARTILHAR:


