![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2026/02/03224130/FOTO.webp)
Coro da Esquina celebra o Dia Mundial de Leitura em Voz Alta com ensaio aberto
Dia 1 de fevereiro assinalou-se o dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Para celebrar, o Coro da Esquina preparou um ensaio aberto que decorreu no dia 3 fevereiro pelas 18h30 na Biblioteca Municipal de Coimbra.
Composto por várias idades, o Coro da Esquina foi criado na altura do confinamento e reúne-se semanalmente na Casa da Esquina.
O ensaio aberto do dia 3 de fevereiro contou com um guião de alguns textos acerca da arte de dizer poesia em público.
Em entrevista à RUC, Helena Faria, uma das coordenadoras do coro, fala de como realizou um sonho ao fazer parte deste grupo, que se reúne para explorar textos, interpretá-los e dar-lhes um novo sentido.
Para o ensaio aberto, José Geraldo, também coordenador do coro, preparou um guião de entrevistas e escritos de pessoas que marcaram a oralidade da poesia em Portugal.
Em entrevista, Helena Faria reforça a importância de celebrar o dia Mundial da Leitura em Voz Alta, assim como de valorizar a leitura como um ato coletivo e comunitário.
A coordenadora comenta também como é a reação das pessoas ao verem o coro a atuar.
A responsável afirma que apesar de não fazerem muitas apresentações em Coimbra, o Coro da Esquina apresenta-se anualmente na maratona de leitura de Sertã.
Em nota final, Helena Faria fala sobre outros projetos que o coro desenvolveu. Em questão está um workshop com pessoas que melhor trabalham a leitura em voz alta, assim como uma residência artística com uma banda punk.
Um coro que incentiva a interpretação de textos, e que segundo a coordenadora, também funciona como um clube de leitura. Os participantes são motivados a conhecer novos escritores e a partilharem temas e questões do mundo. Assim, Helena Faria incentiva todos a fazerem parte deste grupo coral e a verem as atuações.
Os ensaios realizam-se todas as terças-feiras na Casa da Esquina.
Fotografia: Central Press
PARTILHAR:


