![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2025/10/21210715/kite.jpg)
Consórcio europeu que inclui UC cria plataforma de integração para refugiados e migrantes
Inclui informações sobre o funcionamento de cada país, um dicionário ilustrado, sons das línguas e letras do alfabeto. Além da UC, fazem parte do consórcio universidades de Espanha, Itália, Alemanha, França, Ucrânia e Polónia.
Um consórcio europeu que inclui a Universidade de Coimbra (UC) criou uma plataforma de integração para refugiados e migrantes. Chama-se Kite, é gratuita, está disponível online e permite entrar em contacto com a língua e cultura de vários países.
Inclui informações sobre o funcionamento de cada país, um dicionário ilustrado, sons das línguas. Apresenta também testemunhos de outros migrantes e refugiados. Cristina Martins, professora que coordena o projeto na UC diz que estes relatos pretendem criar afinidade com quem usa a plataforma.
A versão portuguesa da Kite disponibiliza conteúdos em inglês e ucraniano. Destina-se a quem chega ao país, mas também aos que trabalham com estas pessoas, afirma a coordenadora.
Quem lidera o projeto é a Universidade de Salamanca, de Espanha. Além da UC, fazem parte do consórcio universidades de Itália, Alemanha, França, Ucrânia e Polónia.
A Kite é financiada pelo Communikiteem, um projeto que promove a criação de ferramentas digitais em situações para emergência humanitária.
PARTILHAR:


