[object Object]

Consórcio europeu que inclui UC cria plataforma de integração para refugiados e migrantes

Inclui informações sobre o funcionamento de cada país, um dicionário ilustrado, sons das línguas e letras do alfabeto. Além da UC, fazem parte do consórcio universidades de Espanha, Itália, Alemanha, França, Ucrânia e Polónia.

Um consórcio europeu que inclui a Universidade de Coimbra (UC) criou uma plataforma de integração para refugiados e migrantes. Chama-se Kite, é gratuita, está disponível online e permite entrar em contacto com a língua e cultura de vários países.

Inclui informações sobre o funcionamento de cada país, um dicionário ilustrado, sons das línguas. Apresenta também testemunhos de outros migrantes e refugiados. Cristina Martins, professora que coordena o projeto na UC diz que estes relatos pretendem criar afinidade com quem usa a plataforma.

0:00

A versão portuguesa da Kite disponibiliza conteúdos em inglês e ucraniano. Destina-se a quem chega ao país, mas também aos que trabalham com estas pessoas, afirma a coordenadora.

0:00

Quem lidera o projeto é a Universidade de Salamanca, de Espanha. Além da UC, fazem parte do consórcio universidades de Itália, Alemanha, França, Ucrânia e Polónia.

A Kite é financiada pelo Communikiteem, um projeto que promove a criação de ferramentas digitais em situações para emergência humanitária.

PARTILHAR: