[object Object]

Maior residência do PNAES chega a Coimbra

Presidente da FNAEESP posiciona-se sobre construção do Espaço U. Investimento de 15 milhões de euros.

A nova residência do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Espaço U, teve, no dia 1 de julho, a primeira pedra lançada pelo Ministro da Educação, Fernando Alexandre, que deu início ao processo de construção deste novo espaço. Diogo Machado, presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), prestou declarações sobre a construção em entrevista à RUC.

Diogo Machado disse que o número de estudantes que a nova residência vai poder abrigar é muito importante e positivo. O dirigente aponta que, com a capacidade para 400 pessoas, esta obra é uma das maiores do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Afirmou também que ainda existe “um caminho muito longo” a percorrer para combater a escassez das residências de estudantes no país.

O presidente da FNAEESP, explicou que as 759 camas disponíveis no final de todas as obras e remodelações, vão possibilitar que muitos estudantes realizem o percurso académico sem preocupações em relação à moradia.

Apesar disso, Diogo Machado reforçou que ainda é necessário que se construam mais residências. Quando questionado se acreditava que a construção estaria terminada no prazo prometido, o estudante deu parecer positivo, já que a obra vai ter um modo de construção diferente do tradicional, que demora menos tempo.

O entrevistado ainda apontou para existência de outras Instituições Politécnicas que talvez não consigam terminar as construções dentro do prazo. Revelou que, segundo dados, até junho deste ano apenas 11% das camas estavam concluídas em algumas dessas instituições. O presidente da FNAEESP disse que esta situação é preocupante e que talvez seja necessário um alongamento do prazo.

Fotografia: Instituto Politécnico de Coimbra

PARTILHAR: