![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F15224807%2FRally-12-scaled.jpeg&w=3840&q=75)
Cerimónia do Rally de Portugal regressa a Coimbra
O World Rally Championship “pediu emprestado” as estradas de Portugal e Coimbra deu a cerimónia de partida, com sessão de autógrafos, fotografias e demonstração dos carros de cada piloto. O campeão mundial por oito vezes, Sébastian Ogier, marcou presença na cidade, mesmo afastado das competições a regime full-time.
A Avenida de Conímbriga acolheu os pilotos do WRC, nesta que é a quinta corrida da competição. A cerimónia de início do Vodafone Rally de Portugal começou às 14h30, com os pilotos e respetivos carros das categorias Rally1 e Rally2 a chegar por volta das 16h00. O octacampeão mundial, Sébastian Ogier, admite que está feliz em voltar a competir em Portugal, país que marcou a primeira vitória da carreira.
A primeira etapa da competição é em asfalto, à beira-mar na Figueira da Foz, mas os restantes troços são todos em gravilha, um piso exigente ao qual se estreiam novos pneus. No entanto, Orgie está confiante no Toyota GR Yaris, um carro preparado para a tarefa em mãos.
O piloto francês já não compete a tempo inteiro, mas decidiu participar na competição em Portugal por ser uma das suas favoritas. Ogier coleciona seis vitórias em território nacional (2010, 2011, 2013, 2014, 2017 e 2024) em quatro marcas diferentes: Citroën, Ford, Volkswagen e a atual Toyota.
Rally em Coimbra
A cerimónia de início atraiu não só habitantes da cidade, como também milhares de turistas, num evento transmitido a escala global. O vice-presidente da Câmara de Coimbra, Francisco Veiga, fala em “projeção da marca de Coimbra”, num espetáculo que gerou cerca de 183.3 milhões de euros, no ano passado.
O WRC Vodafone Rally de Portugal teve o shakedown em Paredes, na vila de Baltar. O letão Martins Sesks foi o mais rápido num Ford Puma Rally1, a cruzar a meta aos 3 minutos, 52 segundos e 3 miléssimas (seis miléssimas à frente do atual líder filandês Kalle Rovanpera). O evento vai terminar em Fafe, no domingo de 18, com o Wolf Power Stage, no qual os 5 pilotos mais rápidos ganham pontos adicionais.
PARTILHAR:
