![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F13163756%2FIMG_20250513_1504262-1-scaled.jpg&w=3840&q=75)
MetroRUC #10: IL diz não à propina zero proposta pela AAC
Hoje foi a vez de Catarina Graveto, cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo Círculo Eleitoral de Coimbra estar na Associação Académica de Coimbra. Ao início da tarde, o partido foi tomar conhecimento do caderno reivindicativo que a AAC está a apresentar aos candidatos à Assembleia da República. Das cinco áreas que preocupam a […]
Hoje foi a vez de Catarina Graveto, cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo Círculo Eleitoral de Coimbra estar na Associação Académica de Coimbra. Ao início da tarde, o partido foi tomar conhecimento do caderno reivindicativo que a AAC está a apresentar aos candidatos à Assembleia da República. Das cinco áreas que preocupam a Academia de Coimbra, a candidata destacou a habitação e a saúde mental como aquelas com que a Iniciativa Liberal mais se identifica.
Sobre a propina zero, IL e AAC têm opiniões divergentes. Enquanto a Academia de Coimbra defende um plano de redução a cinco anos, a Iniciativa Liberal não é a favor da propina zero, porque acredita que “igualdade não é o mesmo que equidade”. Ainda assim, Catarina Graveto mostra-se disposta a negociar e defende mais apoio social.
A IL não esconde a ambição de eleger um deputado pelo Círculo Eleitoral de Coimbra. A cabeça de Lista da IL faz um balanço bastante positivo da campanha, e sente que as pessoas “percebem que está na altura de mudar”.
Durante a manhã a Iniciativa Liberal esteve na RUC em debate com o Bloco de Esquerda.”
Rita Júdice, cabeça de lista da AD- Coligação PSD/CDS pelo círculo eleitoral de Coimbra, começou o dia em Góis a cumprimentar o presidente da câmara municipal, Rui Sampaio. Na região, visitou também a feira semanal e espaços de comércio local.
Junto da sua equipa, a candidata seguiu para a Lousã, onde marcou presença na Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã. A tarde da cabeça de lista foi passada em Vila Nova de Poiares. No concelho, reuniu com uma associação empresarial e visitou a empresa NUTRIVA, a Irmandade Nossa Senhora das Necessidades da Santa Casa da Misericórdia e negócios de comércio local.
Durante a manhã de hoje, o círculo eleitoral de Coimbra pelo Chega, esteve em Mira, numa visita a empresas locais, onde ficou para o almoço. A partir das 15h00, os candidatos a deputados estiveram em contacto com a população e comércio local de Coimbra. Até às 18h, o partido esteve no Largo da Portagem com uma tenda.
Para o Bloco de Esquerda o dia iniciou às 08:00 horas com o debate com a Iniciativa Liberal na RUC. Pelas 14:00 horas, o Bloco de Esquerda percorreu São Martinho do Bispo numa ação porta a porta. Ainda por São Martinho do Bispo, o partido realizou uma ação de distribuição junto dos trabalhadores da Blueapharma.
No panorama nacional, o Bloco de Esquerda esteve presente numa ação na Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa com a candidata Mariana Mortágua. A bloquista afirmou que não basta à esquerda dizer que quer ir para o Governo, é preciso ter um programa concreto. Rejeitou, ainda, que a sobrevivência do partido esteja em causa nestas eleições.
Vai decorrer, mais logo um comício da CDU com Paulo Raimundo, secretário-geral do Partido Comunista Português. O evento está marcado para as nove da noite, no Pátio da Inquisição. De manhã, a CDU Coimbra esteve em contacto com os trabalhadores da Câmara Municipal de Coimbra e, ainda visitou o comércio local de Góis.
Na atualidade nacional, Luís Montenegro defendeu hoje, em Santarém, um maior equilíbrio entre a agricultura e o ambiente. O primeiro-ministro afirmou que os maiores defensores dos animais são os agricultores.
A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, considerou as palavras do presidente do PSD, de “profunda ignorância” e acrescentou que “não são as touradas nem a caça” que “põem a comida na mesa dos portugueses”.
Realiza-se já amanhã o debate entre os representantes partidários do Círculo Eleitoral de Coimbra, com assento na Assembleia da República, promovida pela Rádio Universidade de Coimbra. A realização do debate tem como fim principal promover o esclarecimento público em contexto pré-eleitoral, tendo em vista o serviço público que a RUC tem promovido ao longo das últimas semanas.
O frente a frente entre os partidos vai ter lugar no Teatro Académico Gil Vicente, às 21h30.
Com a colaboração de Céline Bernardo
PARTILHAR:
