[object Object]
12.05.2025POR Mariana Caparica

MetroRUC #09: AAC recebe partidos em Casa

A Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) recebeu hoje alguns dos partidos políticos com assento parlamentar na Assembleia da República.

Entre hoje e amanhã, a DG/AAC está a promover o debate com os representantes do círculo eleitoral de Coimbra sobre temáticas que afetam os jovens e o ensino superior português. As visitas incluem a apresentação da Moção Estratégica da AAC – “Uma Mão Cheia para o Futuro do Ensino Superior Português”.

A reunião com o Partido Socialista (PS) aconteceu dias antes, mas não houve qualquer nota enviada à comunicação social da Casa.

O partido a estrear as conversações de hoje foi o Bloco de Esquerda (BE), logo pelas 10h00. Em representação, foram o 1º candidato pelo círculo eleitoral de Coimbra, Miguel Cardina, assim como Mariana Rodrigues e Ana Carolina Gomes. A reunião correu de forma positiva com os representantes do BE a concordarem com as ideias defendidas pelos estudantes. O Miguel Cardina destacou a importância da propina zero.

Para além da redução da propina, a AAC apresentou propostas para a revisão e democratização do RJIES, a Ação Social, a saúde mental e a problemática da habitação.

Seguiu-se a CDU, pelas 1h30, com Fernando Teixeira, porta-voz conimbricense, acompanhado de Ana Francisca e João Pinto. Os comunistas disseram valorizar os objetivos do caderno reivindicativo da AAC e que apenas divergem em método.

Em relação à propina, a AAC propõe uma redução parcelada do valor no espaço de 5 anos. A CDU ambiciona metade dessa duração e a abolição permanente.

Ao início da tarde, ao microfone da RUC, Carlos Magalhães, presidente da DG/AAC deu parecer positivo aos encontros.

A hora do almoço aconteceu junto da Aliança Democrática (AD), coligação PSD-CDS, no restaurante Cantinho dos Reis. O partido, com Rita Júdice como primeira por Coimbra, teve direito a refeição-reunião, distinção que Carlos Magalhães defendeu ser meramente uma questão de agenda.

Pelas 14h00, foi a vez do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) se reunir com os dirigentes da Academia. Pelas 15h30, o partido foi visitar o projeto das Microgrids, desenvolvido pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e, de seguida, dirigiu-se até ao Santuário Animal OProjetoRiza.

O LIVRE terminou a ronda de conversas com a AAC de hoje, pelas 16h00.

A reunião com a Iniciativa Liberal (IL) está marcada para amanhã e não está previsto encontro entre a AAC e o partido Chega.

Partido que iniciou o dia às 8h30 com Paulo Seco a ser entrevistado, na RUC. Às 10h, a comitiva eleitoral de Coimbra esteve no Quartel-General da Brigada de Intervenção do Exército, seguindo-se às 12h, uma visita à Reitoria da Universidade de Coimbra. Já da parte da tarde, os representantes do partido dirigiram-se à Lousã, para um contacto com a população e comércio local.

Deixar ainda nota que, em Coimbra, dos 9255 inscritos para o voto antecipado, votaram 8723 pessoas. As 532 que não votaram ontem podem votar no próximo domingo.

O debate entre representantes de sete forças partidárias sobre Igualdade ocorreu às 18h00. A proposta é do coletivo HeForShe, no Auditório II do Student HUB. Igualdade de género e interseccionalidade são os temas principais da conversa desta tarde.

PARTILHAR: