[object Object]
08.05.2025POR Informação RUC

Padre Filipe Diniz acredita que Papa Leão XIV vai dar continuidade ao legado de Papa Francisco

Padre Filipe Diniz nota que cardeal Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, que foi eleito no segundo dia do Conclave, promete uma mensagem de continuidade, paz e renovação global.

O novo líder da igreja católica é escolhido no segundo dia do Conclave. Cardeal Robert Prevost, agora Papa Leão XIV é o primeiro papa norte-americano. Tem 69 anos e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2023.

Antes do começo do conclave, alguns cardeais solicitaram a continuidade ​à visão de Papa Francisco. O Padre Filipe Diniz, do Instituto Justiça e Paz, afirma que,  pela proximidade que tinha, o escolhido visa dar seguimento aos princípios do ex-pontífice.

Numa altura em que o mundo observa com expectativa os primeiros passos do novo Papa, destaca-se a importância da continuidade e da missão da Igreja. O membro do Instituto Justiça e Paz realça a dimensão da paz e o papel missionário como elementos centrais do novo pontificado.

O Padre Filipe defende que a eleição do novo Papa fora do continente europeu abre um novo capítulo na história da Igreja Católica e admite ser importante a rutura da tradição europeia.

Filipe Diniz assume que a escolha de Papa Leão XIV reflete um novo equilíbrio geográfico e cultural dentro da Igreja Católica. Além disso, afirma que a sua eleição representa não apenas uma mudança de continente, mas também um compromisso renovado com os valores da inclusão, do diálogo e da missão global da Igreja.

O padre assume a expectativa de que o Papa norte-americano vá reforçar os pilares deixados pelo Papa Francisco, mas espera que imprima também a sua marca pessoal num tempo marcado por desafios sociais, políticos e espirituais.

PARTILHAR: