![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F01142707%2FDSC07388-4.jpg&w=3840&q=75)
Presidente da Associação de Estudantes da Avelar Brotero: “A juventude tem muito mais para dar”
“Brotero Summit – Cimeira do Associativismo Juvenil”, assinalou Dia da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Avelar Brotero e o Dia do Associativismo Jovem na última terça-feira.
Afonso Calé Marques, presidente da Associação de Estudantes, partilhou com a RUC as dificuldades e desafios do movimento associativo estudantil no ensino secundário.
“Tenho a certeza de que as Associações de Estudantes estão viradas, maioritariamente, para o baile de finalistas e as viagens de estudo. A juventude tem muito mais para dar”, afirmou com convicção à RUC, Afonso Calé Marques.
O presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Avelar Brotero destacou o esforço da atual direção em diversificar a atividade associativa dando como exemplo o torneio de Boccia e outras actividades sociais e políticas.
Durante a “Cimeira do Associativismo Juvenil” a organização proporcionou tradução em língua gestual e transmissão na plataforma YouTube para que todos se pudessem inteirar do que se estava a passar.
Nos painéis da tarde Afonso Calé Marques enalteceu a liderança pelo exemplo como a melhor forma de inspirar os outros.
Apesar do entusiasmo, o jovem dirigente não esconde as dificuldades sentidas. Um dos obstáculo mencionado por Afonso é o difícil equilíbrio entre a vida académica e a dedicação ao associativismo.
“No Ensino Secundário, ao contrário do Ensino Superior”, não existe grande abertura para flexibilizar datas de testes. Apesar de existir Estatuto de Dirigente Associativo Jovem, o mesmo só justifica faltas. “Eu próprio senti o impacto nas minhas notas”, confessou.
Natural de Olhão, Afonso Calé Marques mudou-se para Coimbra há três anos para conciliar o percurso académico com a sua paixão pelo futebol. Atualmente, joga como avançado na Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol, nos juniores de primeiro ano.
A Summit 2025 da Escola Secundária de Avelar Brotero contou com a colaboração do Departamento da Juventude da Câmara Municipal de Coimbra.
Participaram nas mesas redondas, entre outros, Ricardo Nora presidente da FADU, Miguel Ribeiro presidente da AAC/OAF, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, André Cardoso, José Machado, vice-presidente da Associação Académica de Coimbra, Filipa Godinho, pro-reitora da Universidade de Coimbra e Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do IPDJ.
Fotografias: Associação de Estudantes da Escola Secundária de Avelar Brotero
PARTILHAR:
