[object Object]
29.04.2025POR Mariana Pedrosa

André Chichorro de Carvalho (Livre): “Fixar os jovens implica dar esperança que é possível ter um futuro aqui”

Mobilidade, ecologia e habitação são áreas prioritárias para o partido. Programa de reforma na saúde nos planos do Livre.

André Chichorro de Carvalho refere que a alta velocidade é um dos “maiores projetos das próximas décadas” e defende a passagem da ferrovia por Coimbra-B, para aproximação do centro. O cabeça de lista do Livre condena o encerramento da Estação Nova.

Em relação aos SMTUC, o membro do Livre acredita que a mobilização dos trabalhadores é muito importante e aponta o dedo à Câmara Municipal de Coimbra, que considera estar “de lado” nas questões relacionadas com a mobilidade. André Chichorro de Carvalho considera que este é um tópico com o qual é necessário um “compromisso claro”.

“Criar um ecossistema onde quer estudante, quer investigador, quer sociedade civil beneficie daquilo que se faz nas universidades”

A mobilidade é uma problemática relacionada com o Ensino Superior, o candidato do Livre relembra que a “maior parte dos estudantes de Coimbra não são de Coimbra”.

Na área da educação, o cabeça de lista defende a gratuitidade do Ensino Superior. O Livre pretende eliminar totalmente a propina no 1.º ciclo de estudos e extinguir progressivamente a propina no 2.º ciclo. De mãos dadas com o ensino superior está a investigação. Nesta área, André Chichorro de Carvalho quer dar a conhecer o que é feito nas universidades.

Relacionada com o Ensino Superior está a habitação. A crise habitacional é algo que preocupa o cabeça de lista, especialmente as casas devolutas.

A fixação dos jovens em Portugal e no ensino é uma questão que preocupa André Chichorro de Carvalho. Para a população jovem não abandonar o país, o Livre quer aumentar o salário mínimo nacional. O candidato acredita que “são os jovens que criam valor no país”.

“Quando as pessoas vêm que têm de estar muito tempo à espera de uma consulta do seu médico de família às vezes ficam tentadas em pagar um bocadinho mais”

André Chichorro de Carvalho menciona o constante debate entre público e privado e aponta que o privado deveria funcionar como um complemento ao público. Para o candidato é de extrema importância a valorização das carreiras dos médicos e enfermeiros. O cabeça de lista recorda que o Livre conseguiu uma “pequena vitória” na questão da justiça salarial dos enfermeiros. O candidato do Livre quer “dar condições para que os médicos se sintam bem” e por isso defende um programa de reforma na saúde, com o objetivo de fazer regressar os profissionais de saúde que foram para o estrangeiro.

PARTILHAR: