[object Object]

AAC ganha, perde e empata no 6º dia de CNU

Andebol masculino, Futsal feminino, Futebol 11 masculino, Voleibol masculino e Basquetebol feminino estiveram em jogo no primeiro dia da segunda semana de Campeonatos Nacionais Universitários. As equipas da Briosa estiveram em 5 dos 20 disputados hoje.

Depois de um fim-de-semana para recarregar energias, os estudantes-atletas voltaram a reunir-se para disputar as fases de grupos incluídas nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). O mau tempo, que se fez sentir na cidade, não impediu os adeptos de se espalharem pelos quatro cantos de Coimbra para apoiar as equipas desportivas.

 

Andebol Masculino

No pavilhão Jorge Anjinho, pelas 10 horas, a Associação de Estudantes do Instituto de Engenharia do Porto (AE ISEP) venceu a Associação de Estudantes da Faculdade da Universidade de Engenharia do Porto (AE FEUP) por 21-20. Na primeira parte do jogo, a AE ISEP marcava 11-10 na tabela. Os atletas da FEUP tentaram dar a volta ao marcador na segunda parte, o que resultou num empate 20-20, a 28 segundos do jogo terminar. Apesar das tentativas de remate da FEUP, a instantes do apito final, a AE ISEP garantiu a sua vitória com mais um golo.

Em confissão à RUC, o capitão da AE FEUP, Guilherme Duarte, considerou que a equipa merecia a vitória pelo seu desempenho na segunda parte, mas mostra confiança para os jogos que restam.

Também Gonçalo Carrosca, capitão da AE ISEP, admitiu que o jogo contra os rivais do Porto foi “equilibrado”, e que a equipa segue confiante no campeonato.

O Pavilhão Jorge Anjinho continuou a ser palco dos jogos masculinos de andebol e, ao meio-dia, recebeu a equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC) que enfrentou o Politécnico de Leiria (P.Leiria). Num jogo animado, a equipa da casa conseguiu alcançar a vitória e o jogo terminou com 21 golos para a Académica e 13 para os leirienses.

João Abado, da equipa sénior de andebol da Académica, afirmou que os jogadores já treinam desde o início da época e que este foi mais um bom jogo. Explicou que apesar de o início não ter sido o melhor, a equipa conseguiu recuperar e vencer a partida.

André Frazão, do Politécnico de Leiria, admitiu a derrota, considerando que o tempo final do jogo foi decisivo para a vitória da equipa adversária. Acrescentou também que o seu grupo deve “aprender” com este jogo e melhorar no futuro.

Ambas as equipas do  grupo A consideraram o jogo equilibrado e justo.

O jogo entre a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologias (AEFCT) começou às 15h, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra. Dividido em 2 sets, no primeiro a AEFCT ganhou por 20-17 e continuou a dominar o marcador no set seguinte, com 25-18. Sagrou-se, portanto, vencedora com uma pontuação de 2-0.

Às 17h, decorreu o jogo entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), no mesmo local. A AEFEUP saiu campeã, com uma pontuação de 25 -15 no primeiro set e 25-10 no segundo, finalizando com uma vitória de 2-0.

 

Futsal Feminino

No Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra, o dia começou com o jogo de futsal feminino entre a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde do Porto (aeESS) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Até ao intervalo, a AEIST somava dois pontos no marcador, enquanto a aeESS permanecia a zeros. No início da segunda parte, a AEIST voltou a marcar mais um golo e, no final da partida, a equipa do Porto acabou por sair vencedora, com o resultado de três bolas a zero.

O treinador da AEIST revelou que as expectativas para os CNU eram conseguir, pelo menos, uma vitória, apesar de não conhecerem a equipa adversária nesta partida. Tendo em conta os resultados, o treinador fez um balanço “extremamente positivo” do jogo.

Nas próximas disputas, a equipa quer melhorar a defesa e aproveitar todas as oportunidades de golo.

Começou às 12h a partida que opôs a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), no mesmo pavilhão. Foi um jogo renhido, com um golo marcado pela Académica aos 9 minutos e um golo da AAUMinho aos 10 minutos, finalizando em empate 1-1.

A partir das 15h, no mesmo local, decorreu o jogo de futsal feminino entre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Os ânimos estavam à flor da pele nas bancadas, numa partida muito renhida, em que surgiram várias oportunidades de golo para as duas equipas. No final da primeira parte e com um cartão amarelo para Aveiro, as equipas permaneciam empatadas por 0-o. Na segunda parte, ambas conseguiram chegar à baliza adversária, ficando empatadas por 1-1.

O treinador da AAUAv relembrou o histórico da equipa e mostrou-se orgulhoso do seu desempenho nos CNU, já que não perdeu pontos durante a partida.

Para o próximo jogo, o treinador quer “fazer mais um golo” que as equipas adversárias, para passar à fase seguinte.

Apesar do balanço também positivo, a treinadora do IPC afirmou que, o mais importante foi a união da equipa.

As conimbricenses tinham como objetivo somar 3 pontos nesta partida, mas só conseguiram alcançar 1.

Às 17h, a vitória foi disputada pelas equipas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  (AEFADEUP). Num jogo animado, metade das bancadas encheram e as equipas estiveram ao rubro. A primeira parte do confronto começou com um golo das portuenses aos 4 minutos de jogo, às 17h19 a equipa da NOVA igualou o marcador.  Já na segunda parte, às 17h38, a equipa do Porto reconquistou a vantagem ao marcar mais um ponto. Pouco tempo depois, a 3 minutos do final, uma jogadora da NOVA marcou 2 golos seguidos. O jogo estava quase a terminar e a NOVA marcou o quarto golo, garantindo a vitória no jogo.

Laura Campos, capitã da equipa da AEFADEUP, confessou os nervos ao entrar em campo. A jogadora considerou que o empate teria sido um resultado mais justo para o jogo, mas afirmou que, apesar de tudo, a equipa vai continuar de cabeça erguida e a trabalhar para passar a fase de grupos.

Numa retrospetiva da preparação feita, Mafalda Domingos, da NOVA, revelou que a equipa estudou os adversários e trabalhou intensivamente com as respetivas treinadoras. Agradece o esforço feito pelo grupo e por todos os que as apoiaram.

Todas as equipas dos grupos A e B de futsal feminino tiveram hoje a sua estreia nos Campeonatos Nacionais Universitários e vão continuar a competir pela passagem às semifinais que terão lugar na próxima quinta-feira.

 

Futebol 11 Masculino

Começou às 10 horas a partida que opôs a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), no Campo Sintético do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra (EUUC). Um jogo com uma dominância por parte da equipa do Porto, que marcou um golo aos 11 minutos e outro aos 68 minutos, garantido assim a sua vitória com um resultado de 2-0.

O jogo entre a Associação de Estudantes Instituto Superior de Ciências do Trabalho (AEISCTE-IUL) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) começou às 12h, no Complexo EUUC. Durante o jogo, a Académica marcou golo aos 10, 36 e 39 minutos. Houve um total de 3 cartões vermelhos (dois para a AEISCTE-IUL e um para a AAC) e 2 amarelos da AAC. A partida foi finalizada com vitória da Briosa num 3-0.

Às 15h, o mesmo campo recebeu as equipas da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (AEISEG) e da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Mesmo com chuva intensa e um campo a céu aberto, os jogadores entraram convictos na partida. Na primeira parte não houve golos e a equipa da AEISEG recebeu dois cartões amarelos. Já na segunda metade, aos 38 minutos, a equipa do Instituto Superior de Economia e Gestão marcou o primeiro golo. O jogo animou e, numa reviravolta inesperada, a equipa do Instituto Superior Técnico surpreendeu os adversários ao marcar 3 golos na reta final do jogo. O jogo terminou assim com o mostrador a dar 3 pontos à AEIST e 1 à AEISEG.

No rescaldo da partida, João Couceiro, da AEISEG, sublinhou a curta duração do jogo. O jogador considerou também que, apesar da superioridade do Técnico, a equipa esteve bem durante o jogo.

Do lado da AEIST, Rodrigo Neves relembra que as equipas já se tinham enfrentado nos campeonatos de Lisboa, para apuramento aos Campeonatos Nacionais Universitários. Com base neste encontro já esperava um jogo complicado, mas felicita a sua equipa por ter marcado os 3 golos na fase final.

Ambas as equipas lisboetas integram o Grupo B da competição e afirmam que vão continuar a trabalhar para conseguirem o apuramento na fase de grupos.

No último horário de jogos do dia, às 17h, os estudantes-atletas da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (AEFADEUP) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) disputaram pela vitória debaixo de chuva. Na primeira parte, o IPC conseguiu marcar 2 golos enquanto a AEFADEUP conseguiu apenas 1. Apesar do mau tempo, as duas equipas conseguiram juntar um ponto ao marcador na segunda parte, acabando a partida com o resultado de três bolas a duas.

A vitória do IPC deixou o treinador satisfeito, mas afirmou que os resultados podiam ter sido melhores.

Mais concentração no esquema tático e defensivo são as duas melhorias que a equipa quer pôr em prática nos próximos dias.

 

Voleibol Masculino

O jogo entre a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AELSEP) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) começou às 10h, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra. A AEFEUP sagrou-se vencedora, com uma pontuação de 20-25 no primeiro set e 23-25 no segundo set, finalizando com uma vitória de 0-2.

Ao meio-dia, o mesmo pavilhão acolheu a partida entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Durante o primeiro set, a equipa do IPVC esteve sempre à frente no marcador, somando 25 pontos contra os 21 da AEFCT.

Os ânimos começaram a aumentar a partir do segundo set, altura em que a equipa lisboeta conseguiu dar uma reviravolta no jogo e ficar à frente, com o resultado de 27-25. O terceiro set ficou marcado pela atitude de ataque dos estudantes da AEFCT, que derrotaram os adversários por 15-4.

Miguel Constantino, jogador na AEFCT, revelou que a “vontade de ganhar” foi o que moveu a equipa antes e durante o jogo

Com um balanço de partida positivo, no futuro a equipa quer aumentar o tempo de preparação para as partidas.

O jogo entre a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Universidade Nova de Lisboa começou às 15h, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra. Dividido em 2 sets, no primeiro a Nova ganhou por 20-17 e continuou a dominar o marcador no set seguinte, sagrando-se campeã com 25-18, e finalizando com uma pontuação de 2-0.

Logo a seguir, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) disputaram mais um jogo da mesma modalidade, às 17h. A AEFEUP venceu, com uma pontuação de 25-15 no primeiro set e 25-10 no segundo set.

Basquetebol Feminino

O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia recebeu o primeiro jogo de Basquetebol Feminino às 10h. A partida opôs as equipas da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), de Lisboa e da Associação de Estudantes da Faculdade do Porto (AEFADEUP). As jogadoras não se desmotivaram com as bancadas pouco ocupadas e entraram no campo com energia. O jogo foi renhido com pontos de ambos os lados, mas a equipa lisboeta conseguiu manter a vantagem durante os 4 sets e atingiu a vitória. O jogo terminou com o mostrador a dar 67 pontos à equipa da AEFMH e 53 à da AEFADEUP.

No rescaldo do jogo, Vitória Dias, da AEFADEUP confessou que, apesar dos esforços, a equipa adversária adotou uma boa estratégia, acabando por vencer. A jogadora destacou ainda o empenho e a dedicação do seu grupo, apesar do pouco tempo de preparação.

Carolina Carvalho, da AEFMH, fez também um balanço positivo do trabalho da equipa. A jogadora admitiu que não estão habituadas a treinar em conjunto, mas que as suas qualidades individuais e o espírito de união foram suficientes para as levar à vitória.

Ambas as equipas do grupo A da fase de grupos da competição voltam a jogar amanhã, dia 15.

Ao meio-dia, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), venceu a Associação Académica de Coimbra (AAC) por 54-51. A Briosa ganhou vantagem a partir do segundo set, com 30-22 a marcar na tabela, mas o ataque das jogadores do Minho acabou por determinar o resultado.

Em entrevista à RUC, Mara Pimenta, atleta do Minho, mostrou-se confiante para os próximos jogos.

A partida entre a Universidade de Lisboa (ULisboa) e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) começou às 15h, no Pavilhão Mário Mexia. O resultado foi de 32-54, com vitória da AAUAv.

O último jogo disputado da modalidade foi entre a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP). Com início às 17h, no Pavilhão Mário Mexia, o resultado foi de 29-65, com a vitória da AEFEUP.

As fases de grupos de todas as modalidades vão continuar até à próxima quarta-feira.

 

Fotografias: Jaime Nunes, Inês Sampaio, Rodrigo Lourenço e Verónica Simões

PARTILHAR: