![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F07201556%2FIMG_2102-scaled.jpg&w=3840&q=75)
Começou a corrida ao pódio nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2025
O primeiro dia dos Campeonatos Nacionais Universitários abriu com a Fase de Grupos das quatro modalidades em competição na primeira semana: Andebol Feminino, Basquetebol Masculino, Voleibol Feminino e Futsal Masculino. As equipas de Futsal e Basquetebol Masculinos da Associação Académica de Coimbra venceram os primeiros jogos. As equipas femininas não alcançaram vitórias.
A 35ª edição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) iniciou hoje com a Fase de Grupos, que se vai estender até dia 9 de abril (quarta-feira), à exceção do Andebol Feminino que finaliza esta etapa dia 8.
No Pavilhão Jorge Anjinho, decorreram os quatro jogos de Andebol Feminino desta segunda-feira (7). Logo pelas 10h00, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) defrontou a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS) no primeiro jogo do Grupo A. A equipa do Minho saiu vitoriosa, ao conquistar o dobro os pontos da equipa adversária (28-14). Ao meio-dia, foi a vez da Universidade do Porto (U.Porto) enfrentar a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). O jogo acabou em vitória para as jogadoras portuenses, num resultado 24-13.
Depois de almoço, a aeESS voltou a campo para, agora, vencer 23 a 13 contra a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA). A onda de jogos terminou com o confronto entre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) com a Associação Académica de Coimbra (AAC), no qual a equipa da casa perdeu. As aveirenses alcançaram 20 pontos contra os 11 da Academia.
Os jogos de Basquetebol Masculino decorreram no Pavilhão Dr. Mário Mexia. A primeira equipa a sagrar-se vencedora no Grupo A foi a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), após um jogo renhido contra a NOVA. Os lisboetas da AEIST conseguiram colocar o marcador a 49, contra os 47 da NOVA. Pelas 12h00, foi a vez do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vencer a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 63-59, sempre em vantagem de pontos.
Os jogos do Grupo B tiverem lugar na parte da tarde. A AAUAv voltou a destacar-se, vencendo a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 74-53. Às 17h00, a AAC viu-se num jogo equilibrado frente à Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), mas saiu vencedora de um arriscado 81-76.
Do outro lado do rio Mondego, no Estádio Universitário da Universidade de Coimbra (EUUC) decorriam os jogos de Futsal Masculino e Voleibol Feminino.
No Pavilhão 1, pelas 10h00, a Associação Académica Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias (AAULHT) venceu a AAUMinho por 7-3, na modalidade de Futsal Masculino. A AAC conquistou a primeira vitória do campeonato no jogo contra a AEFEUP, com o marcador a finalizar 4-1.
Fotografia: Céline Bernardo
André Silva, capitão da AAC, revelou o nervosismo da equipa, mas também a entreajuda entre os jogadores, que contribuiu para o resultado final. O treinador da Academia, Luís Antunes, referiu uma vitória justa e ambiciona elevar a AAC ao mais alto nível, conseguindo o título de campeões nacionais.
Manuel Sousa, treinador da AEFEUP, afirmou que a equipa não esperava entrar assim no campeonato. O capitão, Francisco Ribeiro, lamentou o desempenho dos jogadores, no entanto, apontou a vontade da AEFEUP em lutar pela passagem de grupos.
Depois do almoço, a Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA) fez 4 golos contra a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP), que não conquistou golos. Também a NOVA Information Management School Student’s Union (NOVA IMS) não foi capaz de marcar, e acabou por perder contra os 3 golos do Politécnico de Leiria (P.Leiria).
O Pavilhão 3 do EUUC acolheu os jogos de Voleibol Feminino. A manhã iniciou com a AEFEUP a derrotar a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL), por dois sets versus um set. A AAC não teve a mesma sorte e perdeu ambos os sets frente à AAUAv.
O treinador das jogadoras da Academia apontou a “organização da equipa e o ataque” como os principais pontos a melhorar. Não obstante, Tomás Domingues admitiu um jogo nivelado.
Carolina Pereira, capitã de equipa da AAC garantiu que farão “melhor nos próximos jogos”.
Paulo Guerreiro, treinador da AAUAv, deixou elogios à prestação da AAC no segundo set, que criou dificuldades à equipa vencedora.
“Somos uma equipa a abater”, admitiu Eduarda Campos, capitã da AAUAv, e afirmou que, de momento, o principal objetivo é passar a Fase de Grupos.
De regresso aos jogos da tarde, as jogadoras da AAUMinho alcançaram a vitória contra a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS) (2-1). A pisar o campo por último, a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) por 2-1.
A classificação no final do primeiro dia de campeonato coloca a AAUMinho e a U.Porto nas frentes dos Grupos A e B, respetivamente, na modalidade de Andebol Feminino.
No Basquetebol Masculino, a AEIST lidera o Grupo A e a AAUAv o Grupo B.
A AAULHT está na frente do Grupo A e a AEUMAIA na frente do Grupo B no Futsal Masculino.
E no Voleibol Feminino, a AEFEUP vai na frente do Grupo A e a AAUMinho na do Grupo B.
A 2ª jornada da Fase de Grupos dos CNU acontece amanhã, terça-feira, pelas 10h00. À noite, o Jardim da Sereia vai ser palco da Cerimónia de Abertura das Fases Finais – Coimbra 2025, com a atuação de Miguel Luz a protagonizar o evento.
PARTILHAR:
