![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F04091844%2Fb0425136-dfe5-4199-b8fe-6cded627b4ad.jpg&w=3840&q=75)
Vice-reitor é mandatário distrital de Luís Marques Mendes
O ex-comentador, que apresentou candidatura à eleições presidenciais em fevereiro, esteve no Hotel Dom Luís para designar João Nuno Calvão da Silva como mandatário do distrito. Durante a sessão de esclarecimento aos jornalistas, o antigo estudante da Universidade de Coimbra também falou sobre o futuro da educação em Portugal.
Luís Marques Mendes escolheu Coimbra para revelar o nome de João Nuno Calvão da Silva como mandatário distrital da candidatura. O ex-comentador acredita que o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) é indicado para o cargo pelo seu percurso académico e visão política estratégica. Este foi o primeiro nome da lista de mandatários a ser divulgado, pela “ligação” que o candidato tem com a cidade e universidade em que estudou.
Acerca da candidatura à presidência da república, Luís Marques Mendes reforçou o seu foco em apoios não partidários.
João Nuno Calvão da Silva defendeu que o cargo de mandatário vai trazer benefícios à própria Universidade de Coimbra, pela “visibilidade” concedida a nível nacional. Acerca do compromisso com os portugueses, o também professor manifestou “confiança” na experiência política do candidato e na sua capacidade de “gerar consenso”.
A nível de medidas urgentes para a educação, Luís Marques Mendes apontou para a necessidade da valorização das carreiras de professores e da aposta num ensino multidisciplinar.
Alguns nomes da comissão de honra da candidatura já foram revelados e contam com várias personalidades ligadas à UC, entre eles Amílcar Falcão, reitor da instituição, Fernando Alves Correia, professor na Faculdade de Direito, Manuel Porto, docente na universidade e João Paulo Barbosa de Melo, professor na Faculdade de Economia.
PARTILHAR:
