[object Object]

Escola Superior de Enfermagem integra os Estatutos da UC

A Escola Superior de Enfermagem passa a estar abrangida nos Estatutos da Universidade de Coimbra a partir de dia 1 de abril. A integração completa vai acontecer no início de 2026.

A alteração aos estatutos foi aprovada em sede do Conselho Geral, no passado dia 10 de março. A universidade de Coimbra vai passar a ter 8 faculdades e uma escola superior, mais alunos e o ensino de enfermagem integrado na Universidade. João Pedro Caseiro, membro do Conselho Geral da UC, explica que a Universidade de Coimbra foi pioneira deste processo de fusão entre sistema universitário e politécnico.

Devido ao futuro aumento do número de alunos e de produção na Universidade de Coimbra, mas também pela expansão da abrangência da área científica, João Caseiro afirma que esta mudança “significativa” é vantajosa para ambas as instituições. A Escola Superior de Enfermagem vai passar a inserir-se de forma administrativa e orgânica dentro do sistema universitário, João Caseiro considera que esta inserção vai melhorar a reputação da Escola, algo “bastante positivo” para a carreira dos estudantes de enfermagem, mas também para os docentes. O membro do Conselho Geral diz que esta fusão vai também trazer vantagens à cidade de Coimbra.

O processo já está validado e os estatutos revistos de forma a incluir a Escola Superior de Enfermagem na UC no ano letivo 2025/2026. João Caseiro afirma que no início de 2026 a Escola Superior de Enfermagem já deve funcionar em plenitude no contexto da Universidade de Coimbra. Vão ter de ser realizadas eleições para a Assembleia da Escola Superior de Enfermagem num prazo de 30 dias, a partir de 1 de janeiro de 2026. Os membros eleitos para o órgão vão depois elaborar os novos estatutos da escola.

 

Fotografia: Notícias UC

PARTILHAR: