![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F21022343%2F465980105_9026896440654064_7021104071826890889_n.jpg&w=3840&q=75)
Paradise Village – David Bruno arranca tournée no Teatrão: “Acho interessante trazer a Coimbra concertos «fora-Queima»”
Vilar do Paraíso está nas bocas do mundo e o culpado é David Bruno. É a partir de Coimbra, “um lugar especial”, que o artista volta a espalhar Gaia por Portugal.
É já esta sexta-feira que David Bruno regressa à cidade de Coimbra. Desta vez faz o 3 em 1: arranca a tour de apresentação do álbum Paradise Village, comemora os 31 anos do Teatrão (espaço em que se estreia) e ajuda a Rádio Universidade de Coimbra, ainda no rescaldo da campanha de crowdfunding “Sempre no ar, se você doar”. E nem a Coimbra nem à RUC o artista é indiferente.
Já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que é recebido em Coimbra. Em conversa com a rádio, o artista confessa algum desgosto por muitas vezes ter dificuldades em atuar na cidade em eventos extra-Queima das Fitas e, por isso, está contente por passar por uma nova sala de espetáculos em que nunca atuou. Guarda junto ao coração o segundo concerto de Conjunto Corona, que teve lugar no corredor da RUC (emissora com quem já colaborou várias vezes e de que também guarda boas recordações, nomeadamente do “veterano Fausto”), e diz estar ansioso por ir comer à Casa Costa.
“Descobri um novo cantinho dentro de Gaia”
É em Vilar do Paraíso que situa o novo álbum de David Bruno. Quem o acompanha sabe que não é aí que estão as suas raízes, mas hoje já se diz um habitante local. Depois da desagregação das freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, vive uma crise identitária, quase como “filho de pais divorciados”, sem saber bem a quem pertence. No entanto, o músico segue de consciência tranquila porque “cumpriu o seu dever vilarense”: Vilar do Paraíso está agora nas bocas do mundo e o artista mais famoso de Vila Nova de Gaia já foi padrinho das Marchas Sanjoanenses e recebeu um convite do Grupo Dramático de Vilar do Paraíso – ao lado disto, a distinção que recebeu da União de Freguesias chega a tornar-se vazia.
Foi o hiato na carreira que lhe permitiu descobrir este “novo cantinho de Gaia” (mas ainda há muitos por descobrir, uma vez que, como nota, Gaia tem a mesma população que a Islândia). Outrora casa de Pedro Abrunhosa, que levou a Gaia artistas como Prince, Shakira ou alguns músicos dos Rolling Stones, David Bruno confessa que gostava de dar a conhecer Vilar do Paraíso a Emir Kusturico (já que Portugal é um país balcã por afinidade) e a Miguel Ângelo, vocalista dos Delfins.
“Tenho tido feedback de quem me ouve há muito tempo, mas vejo também muitas caras novas”
Mas afinal, quem é David Bruno? Em cinco músicas, o artista define-se: Inatel, Praliné, Bebe e Dorme, 10 em 10 e O Pedrinho. Se fosse gravar um álbum de kizomba, tentaria colaborar com Gil Semedo, Tabanka Djaz, Don Kikas e Philipe Monteiro. Um orgulhoso gaiense que atua no Teatrão esta sexta-feira, dia 21 de março, pelas 21h30, num concerto que, promete, não será o último na cidade dos estudantes. A fechar a festa estarão ainda os DJs RUC Rainha Santa, benson1.25x e Puro Tarraxo.
(Fotografia: David Bruno com Conjunto Corona no Palco RUC 2017)
PARTILHAR:
