[object Object]

BotOlympics pretende expandir robótica a todas as idades

Na BotOlympics vão participar 120 alunos. A competição está dividida em três etapas de acordo com o grau de ensino dos participantes.

Nos próximos dia 27 a 30 de Março vai decorrer a 10º edição do BotOlympics na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O BotOlympics é uma competição que integra estudantes do ensino básico, secundário e universitário. Como tal, segundo Luís Ventura, coordenador-geral da edição de 2025, o objetivo da iniciativa é propagar a robótica por várias faixas etárias.

O coordenador explica que na competição pode participar qualquer pessoa desde que seja estudante, tenha interesse pela robótica e disponibilidade para os quatro dias da mesma. Na BotOlympics vão participar cerca de 180 pessoas, das quais 120 são estudantes. As provas vão estar divididas por grau de ensino.

De acordo com o representante, a iniciativa tem três etapas: a prova do ISR, a prova do Bot n’ Roll e a prova da FCTUC. A primeira prova destinada ao ensino básico consiste num percurso com obstáculos a serem ultrapassados pelo robô. Por sua vez, a prova do Bot’nRoll para o ensino secundário dedica-se à programação de um robô para realizar tarefas. Por último o desafio da FCTUC, “o polícia e ladrão” preparada para o Ensino Superior exige que um robô polícia capture um robô ladrão.

Luís Ventura afirma que os prémios dependem da prova a ser realizada. Entre as premiações está o X- libris, em que os concorrentes podem ganhar um bilhete geral para a Queima das Fitas 2025 e uma nintendo Switch. Para além deste, existe também outros prémios como o segundo da FCTUC em que se podem atribuir bilhetes pontuais, colunas e fones.

Em paralelo com o BotOlympics vai ser também desenvolvida a BotKids no Alma Shopping. O coordenador explica que a mesma vai ser realizada em parceria com três entidades de Coimbra que vão ter a liberdade de escolher as atividades a serem feitas no campo da robótica: o UcExploratório, a Shark Coded e a RobóCentro.

Nos obstáculos à organização do evento, o coordenador destacou o contacto com os patrocínios mais cedo e a certificação de espaços para dormir e de refeições para todos os participantes.

O representante nomeia entre as parcerias da competição a Câmara Municipal de Coimbra, os vários institutos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, o Presidente da República, a Velmet, a Arial Editores, entre outros.

PARTILHAR: