![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F19220411%2Fcarlos-magalhaes.jpg&w=3840&q=75)
Mais de um milhar de estudantes aderiram aos cheques psicólogo e nutricionista
São mais de mil estudantes que aderiram aos cheques psicólogo e nutricionista. Carlos Magalhães considera “preocupante” que nem todos os alunos tenham acesso a este projeto.
De acordo com dados emitidos pelo Diário de Coimbra esta manhã, mais de mil estudantes acederam aos cheques psicólogo e nutricionista, fornecidos num projeto lançado pelo governo.
Em conversa com a RUC, Carlos Magalhães, presidente da Associação Académica de Coimbra, afirma que relativamente aos cheques, “ainda não houve sequer, um relatório de como é que está a ser o impacto que estes estão a ter”, mas que no último Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), as percentagens sobre a adesão estavam abaixo dos 50%.
Quando questionado sobre as condicionantes destes cheques, Carlos Magalhães assume que nem todos os alunos podem usufruir do cheque psicólogo. Segundo o presidente, estes cheques não são disponibilizados para os alunos que tenham passado por “sintomas mais graves no último ano e meio”.
O presidente da AAC, refere ainda que esta situação “pode ser preocupante”, afirmando que estes alunos precisam de acompanhamento apesar de serem reencaminhados para o SNS. O mesmo acontece com os alunos que após ultrapassar o limite de 12 consultas do cheque psicólogo e as 6 do cheque nutricionista, continuam a precisar de assistência.
Carlos Magalhães entende também que a emissão destes cheques reflete uma maior atenção voltada para a saúde do estudante em contexto académico, contudo, afirma que este avanço apenas poderá ser reportado quando existir algum tipo relatório sobre o impacto do projeto junto dos estudantes.
Na incerteza do impacto do projeto por enquanto, o presidente afirma que esta oferta deve ter continuidade para o próximo ano letivo, e que talvez seja alargada, dependente das necessidades dos estudantes.
PARTILHAR:
