![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F18221240%2FIMG_3903-scaled.jpeg&w=3840&q=75)
Futuro do jornalismo em destaque na ESEC
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC), dá palco do Ciclo de Conferências “O futuro do jornalismo”. Formas de combater a desinformação, de não propagar o discurso de ódio e de se manter informado em alturas de crise democrática foram alguns dos temas tratados durante a conferência.
A primeira sessão deste ciclo decorreu ontem , no auditório da ESEC e teve como tema a Desinformação e discurso de ódio – o jornalismo em tempos de crise democrática. Para abordar esta temática, a ESEC recebeu dois especialistas na área: Vania Baldi professor do Departamento de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Branco di Fátima, jornalista e investigador no Laboratório de Comunicação da Universidade da Beira Interior (LABCOM – UBI).
Como principais problemas criados pela desinformação e discurso de ódio, Branco di Fátima aponta as consequências sociais, a nível individual e coletivo, a forma como olhamos para o que nos rodeia, como nos relacionamos com os outros e até como votamos. Vania Baldi realça os impactos verificados na sociedade pela desinformação e ódio.
O investigador da UBI revelou que só é possível combater a desinformação se articularmos soluções a nível legal e sociológico. O investimento na literacia mediática dos cidadãos, a aposta na formação de jornalistas qualificados e de cidadãos com pensamento crítico que procurem a verdade e a punição de quem propaga a desinformação, são algumas das medidas mencionadas pelo jornalista.
Este ciclo de conferências vai contar com mais duas sessões, a decorrer nos próximos dois meses, são gratuitas e abertas ao público em geral.
Som: Esectv
PARTILHAR:
ARTIGOS RELACIONADOS:
