[object Object]

Cérebro linguístico chega a Coimbra em exposição no UC Exploratório

O UC Exploratório inaugurou, no dia 13 de março, a exposição interativa “Talkin Brains- Programados para falar”. Esta iniciativa foca-se na evolução da linguagem e do cérebro linguístico. 

Paulo Trincão, diretor do exploratório e investigador, em entrevista à RUC conta como surgiu o tema do projeto, o processo de criação, como vai funcionar e as expectativas de adesão. O “cabeça de cartaz” desta exposição é o cérebro, “um tema que tem interesse geral para a maioria das pessoas”.

Paulo Trincão conta que este tipo de projetos são exposições internacionais que envolvem vários milhões de euros e que se alojam em “grandes cidades europeias”. A estreita relação entre o exploratório e a fundação “La Caixa” permitiram que Coimbra recebesse o projeto, desenvolvido durante dois anos. O investigador diz que a inauguração de hoje foi um sucesso, com mais de 100 convidados.

O diretor espera “grande” adesão não só da comunidade conimbricense, mas também de toda a região centro, já que a exposição está desenhada tanto para visitas individuais como coletivas, em visitas de estudo. Quanto à duração, o exploratório decidiu ter a mostra até janeiro de 2026, para que os visitantes possam, ao longo do tempo,  “aprender de forma lúdica e descontraída”.

O programa vai contar com elementos interativos para complementar as informações escritas e expostas, de forma a que os visitantes não dependam de guias.

A inauguração contou ainda com a performance “Música e Cérebro, um Diálogo Sonoro”, às mãos de António Ramos, Clara Dias e Duo Ritornello. “Talkin Brains- Programados para falar” vai estar disponível de terça a domingo, entre as 9:30 e as 13 e das 14 às 18.

 

PARTILHAR: