[object Object]

Prémios Semente de Investigação distinguem cinco projetos “disruptivos”

Há cinco anos que Santander e Universidade de Coimbra premeiam ideias de jovens doutorados para conseguirem prosseguir com investigações e iniciarem uma carreira independente. Até ao momento já foram apoiados 29 projetos de investigadores da UC. O apoio totalizou 580 mil euros.

A ideia é que jovens investigadores, todos doutorados com menos de 10 anos comecem a ter “uma carreira independente e a terem algum dinheiro para dar seguimento a ideias próprias”, explicou à RUC o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Investigação e diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar, João Ramalho Santos.

Este ano vencedores de edições anteriores mostraram como um projeto pode evoluir, lembra o vice-reitor da UC.

Na sessão, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, focou o aspeto disruptivo de alguns destes projetos. Este ano o júri escolheu desenvolvimentos que foram desde a área da saúde passando pela robótica mas também um projeto no Geoparque da Serra da Estrela e outro na área da música de Carlos Paredes.

Em regra é premiado um projeto de cada área estratégica da UC: Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva. Cada projeto premiado recebe 20 mil euros de incentivo.

Na sessão, o vice-reitor mencionou que se vivem tempos, interessantes no mundo, mas, ao mesmo tempo, há dificuldades que são grandes obstáculos à investigação. Para a RUC João Ramalho Santos apontou o financiamento como a maior adversidade a ser vencida.

A edição de 2025 dos Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar distinguiu cinco projetos: SAFE-TEX, de Fábio Ferreira, investigador do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos; EnviroSense, do investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, Behrang Chenari; ESTRELA TWIN, de João Barata, investigador do Centro de Informática e Sistemas; CoDRI, de Gustavo Assunção, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica; e BETWEEN VOICES, da investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares, Nádia Moura.

A entrega de prémios decorreu esta tarde no Colégio da Trindade. Pode saber mais sobre os  Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar aqui.

Fotografia: UC | DCM

PARTILHAR: