![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F06000715%2FGabriel-Falcao.jpg&w=3840&q=75)
Equipa da UC está na final de competição de computação quântica
Equipa multidisciplinar da UC foi apurada para a fase final de competição de computação quântica, organizada por uma empresa francesa. A fase final reúne equipas de vários países, por via online, e vai ocorrer no dia 9 de março.
O projeto, lançado pela empresa francesa Pasqal, tem como desafio propor resoluções para desafios complexos através da computação quântica.
Neste sentido, a equipa da Universidade de Coimbra (UC), supervisionada por Gabriel Falcão, desenvolveu algoritmos de inteligência artificial para serem desenvolvidos em máquinas quânticas com o objetivo de detetar patologias em imagens médicas do trato gastrointestinal.
De entre as mais de 150 equipas a participarem no concurso mundial ,a equipa da UC foi uma das 15 equipas finalistas. Até chegarem à fase final, de desenvolvimento de codificação, elaboração de relatórios e da análise de sustentabilidade, a equipa passou por uma semana de formação específica nesta tecnologia.
Através deste projeto, da tecnologia associada e do tema escolhido, a equipa da UC vai conseguir detetar de forma precoce o cancro no colorretal.
A equipa, formada por 6 pessoas, é liderada por Ana Beatriz Morgado, aluna de mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Nuno Batista, aluno da licenciatura em Engenharia Informática, e supervisionada por Gabriel Falcão, professor associado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC. Colaboram ainda no projeto outros professores de diferentes áreas.
Segundo Gabriel Falcão, com esta competição, a equipa da UC pretende contribuir para o avanço da medicina, em diversas áreas e para a melhoria da qualidade de vida dos doentes.
O professor apelou ainda aos estudantes, o potencial “enorme a ser explorado no domínio da computação quântica”, que pode também revelar-se fundamental para dar respostas a problemas socioeconómicos.
A entrega dos projetos vai ocorrer no dia 9, a apresentação destes no dia 11, e os resultados vão ser divulgados no dia 26 de março.
PARTILHAR:
