![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F05214104%2FIMG_0827.webp&w=3840&q=75)
Partido Livre apoia construção de estação de alta velocidade em Coimbra
O partido Livre quer que a construção da estação de alta velocidade em Coimbra-B avance.
A criação de uma estação de alta velocidade em Coimbra-B, tem sido alvo de discussão nas últimas semanas. O troço em análise, no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), incide sobre o Estudo Prévio do Lote B – Troço Soure / Aveiro (Oiã), com cerca de 70 Km de extensão. Caso seja concretizado, Coimbra ficará a cerca de 34 minutos do Porto, a menos de uma hora de distância de Lisboa, e a menos de duas horas de Vigo.
Bruno Pedrosa, co-porta-voz do núcleo territorial de Coimbra do partido Livre, defende que a nova estação deve ser feita em Coimbra B através da ampliação da já existente. Esta solução, é a mais interessante para a região de Coimbra, permitindo assim a centralização e a aproximação de vários serviços num único ponto.
O co-porta-voz considera que, caso se opte pela opção de não ampliar e construir num local mais afastado, há diversos exemplos em países como Espanha e França, que têm linhas afastadas que são menos atrativas para as suas cidades. Reafirmando assim, que é essencial esta centralização para a malha urbana, podendo ser um novo polo para deslocação na cidade.
Caso o projeto avance, as obras vão atravessar zonas de vivendas, terrenos da Escola Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e ainda a Mata Nacional do Choupal.
PARTILHAR:
