[object Object]
20.02.2025POR Mariana Caparica

“Dignificar o Disciplinar” quer “eficácia e transparência” no CD/AAC

Ana Borges Diegas é a 1ª efetiva da lista D – “Dignificar o Disciplinar”, candidata ao primeiro contingente do Conselho Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC) para o mandato de 2025/2026. A estudante defende investigação ativa e combate à invisibilidade do órgão disciplinar.

A estudante de Direito acusou a Comissão Disciplinar de ser um “órgão fantasma”, cujas funções são desconhecidas pelos estudantes. Ana Diegas candidata-se com o objetivo de mudar o paradigma e apresenta três pilares guias para a ação do novo órgão disciplinar.

O Conselho Disciplinar é um novo órgão, que nasceu da revisão dos Estatutos da AAC e vem substituir as competências da Comissão Disciplinar e parte da ação do CF/AAC. A candidata da lista D parabenizou a alteração estatutária que reforçou os poderes do órgão e aumentou o número de efetivos.

Na perspetiva da estudante, a mudança aumenta a importância do órgão e “deve ser aproveitada”. Ana Diegas propõe-se, também, a aproximar o Conselho Disciplinar dos estudantes, e relembrou que apenas o Conselho Fiscal dispõe de redes sociais. Ser ativo digitalmente é uma “forma de o Conselho Disciplinar chegar a mais associados” e de “receber sugestões e feedback”, considerou a candidata.

Ana Diegas julga necessário ampliar a transparência do órgão e sugeriu um relatório de atividade posterior à tomada de posse.

De modo a estimular a eficácia do Conselho Disciplinar, a estudante sugeriu que também se vá “em busca de infrações” e que haja investigação própria, que deixe de lado a política de “estar de braços cruzados”.

A campanha eleitoral das listas candidatas ao Conselho Disciplinar iniciou dia 18 de fevereiro e tem término a 26 do mesmo mês. O voto antecipado realiza-se dia 25 de fevereiro (12h00 às 23h00), ao passo que a votação geral será dia 27 de fevereiro (10h00 às 19h00).

PARTILHAR: