
TEUC, CITAC e Secção de Fado unem-se à DG/AAC para dar a conhecer Carlos Paredes
Celebrar Carlos Paredes com estruturas da casa e levá-lo aos mais novos nas suas diferentes facetas é objetivo da programação. Uma exposição itinerante vai revelar o guitarrista, compositor e homem político nas escolas.
Comissão Organizadora da Academia Coimbrã junta TEUC, CITAC e Secção de Fado da AAC com a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) para preparar comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes. Linhas gerais da programação foram apresentadas ontem, na BlackBox da antiga cantina dos Grelhados da Universidade de Coimbra.
Carlos Magalhães, presidente da DG/AAC, enalteceu a contribuição de Carlos Paredes para a divulgação da cultura Coimbrã.
Foi no berço que o guitarrista “conheceu aquela que viria a ser a sua alma gémea”, e, apesar das diferentes tentativas da mãe para que aprendesse outros instrumentos, o músico preferiu aprender guitarra de Coimbra com o pai Artur Paredes.
Para Diogo Ferreira, presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, o homenageado “tomou como missão de vida elevar a guitarra de Coimbra a um nível que nunca ninguém tinha conseguido”.
Bruna Marques, presidente do CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, revelou que o organismo autónomo da Associação Académica de Coimbra (AAC) tem uma história de ligação direta e indireta, com Carlos Paredes.
Já para Rita Aparecida Morais, tesoureira do TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, “é uma honra participar na comissão”.
Levar vida e obra de Carlos Paredes a alunos de várias escolas do país e da Europa por meio de um espetáculo e de uma exposição, durante 2025 e primeiros meses do próximo ano, é missão principal da Comissão Organizadora da Academia Coimbrã.
Para além da apresentação da comissão, foi descerrada uma placa e colocada uma lona no edifício da AAC alusiva à celebração dos cem anos do nascimento de Carlos Paredes.
PARTILHAR:
