![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2F18214216%2Fforma.jpeg&w=3840&q=75)
Coimbra é a cidade escolhida para a 3ª edição dos prémios FORMA
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA, que distinguem obras de nova construção concluídas em 2024, em todo o território nacional.
A 3ª edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA toma lugar no Convento São Francisco, no dia 17 de Maio. Com o objetivo de reconhecer e promover a excelência na arquitetura em Portugal, as premiações FORMA foram pensadas para serem descentralizadas, a primeira aconteceu em Lisboa e a segunda no Porto.
Enquanto iniciativa da Produtora Cultural em Arquitetura IF – Ideas Forward, as condecorações focam-se na nova construção, preenchendo assim uma lacuna nas premiações nacionais, que tendem a concentrar-se em reabilitação. Pedro Hébil, arquiteto e produtor da IF, fala sobre a importância do prémio para a valorização da arquitetura portuguesa.
Pedro Hébil explica que Coimbra foi a cidade escolhida para esta edição pela sua centralidade. O arquiteto acrescenta que é uma cidade agradável e o município de Coimbra proporciona boas condições, bem como outras entidades.
Com a criação deste prémio um dos objetivos é explicar as funções de um arquiteto, para que a profissão seja valorizada. Pedro Hébil refere que há pessoas com uma ideia pouco informada sobre a importância da carreira.
A premiação é anual e contempla seis categorias. Os vencedores recebem um troféu, um prémio monetário de 500 euros e outras condecorações.
A participação é gratuita e as candidaturas estão abertas até dia 28 de Março. Pedro Hébil deseja boa sorte e agradece aos participantes pois sem eles os prêmios FORMA não seriam possíveis.
Fotografia: Prémios FORMA.
PARTILHAR:
