Imagem principal

Desporto Universitário de Praia chega à Figueira da Foz no Verão de 2026

Durante 12 dias, sete em competição, 550 atletas estudantes universitários de cinco modalidades vão estar na Figueira da Foz a disputar o Campeonato Mundial Universitário de Desportos de Praia em 2026.

Associação Académica de Coimbra, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Universidade de Coimbra (UC) e Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) apresentaram hoje no Salão Nobre da autarquia figueirense o Campeonato Mundial Universitário de Desportos de Praia que se vai realizar em 2026.

 A conferência de imprensa juntou as três instituições da organização na assinatura do protocolo de colaboração. No próximo ano vão acontecer cinco campeonatos do mundo de desporto de Praia na Figueira da Foz, revelou Ricardo Nora, presidente da FADU.

Para o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Carlos Magalhães, a vinda do campeonato para o nosso país, foi uma grande vitória para o desporto universitário mas também para a região.

O Campeonato Mundial Universitário de Desportos de Praia foi uma aposta da Federação Internacional de Desporto Universitário, que se organizou pela primeira vez em setembro de 2024 no Rio de Janeiro, no Brasil.

Então, uma comitiva portuguesa esteve presente no evento no Brasil para trazer a competição para o nosso país, lembrou o reitor da UC, Amílcar Falcão.

A colaboração da Universidade de Coimbra com a autarquia figueirense tem passado pela criação do polo universitário. Este ano foi dado mais um passo com novos projetos na zona sul dedicados à investigação das coisas do mar e da economia azul.

Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, deixou um desejo.

Andebol, futebol de praia, voleibol, rugby e wrestling e ténis como modalidade de demonstração vão trazer à Figueira da Foz cerca de 700 pessoas, de 34 países, entre atletas e técnicos, para o Campeonato Mundial Universitário de Desportos de Praia.

A organização prevê que o investimento de 600 mil euros seja largamente compensado pelas inscrições, publicidade e impacto no tecido económico da Figueira da Foz.

Fotografias: FADU

PARTILHAR: