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Falta de adesão à Assembleia Magna impediu-a de avançar
A primeira Assembleia Magna do ano, decorreu no dia 29 de janeiro, onde marcaram presença 125 associados. Entre os assuntos de principal debate estiveram a apresentação do regulamento da marcação de convívios na Associação Académica de Coimbra (AAC), a marcação do ato eleitoral do Conselho Fiscal e Conselho Disciplinar da AAC e o procedimento geral de reorganização de associados da AAC.
Esta que foi a primeira Assembleia Magna de Diogo Rocha, presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC), contava com 8 pontos na ordem de trabalhos, dos quais apenas 3 foram tratados.
Informações gerais e atividades
Diogo Rocha iniciou a reunião com o primeiro ponto da ordem de trabalhos, referente às informações. Carlos Magalhães, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), apresentou uma lista de atividades dinamizadas pela instituição desde outubro até ao presente. Entre as demais, Carlos Magalhães destacou a manifestação pela propina zero, a participação no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) , a receção do Campeonato Nacional Universitário de Raquetes e, mais recentemente, a oficialização da relação de cooperação entre a AAC e a Erasmus Student Network de Coimbra (ESN Coimbra).
Regulamentos elaborados pela DG/AAC
Após a intervenção de Carlos Magalhães, a administradora do edifício sede, Anaís Pintassilgo, subiu ao púlpito para apresentar diversos regulamentos elaborados pela DG/AAC, que determinam o funcionamento de vários serviços. Entre eles está o regulamento de requisição de transportes e o regulamento da marcação de convívios nos jardins da AAC. Ambos os documentos geraram algumas dúvidas por parte dos associados. Anaís Pintassilgo, em resposta às dúvidas levantadas pelos colegas, defendeu que, enquanto os contratos celebrados por administrações anteriores estiverem em vigor, a atual administração tem de os seguir.
Na sua intervenção, Anaís Pintassilgo aproveitou ainda para definir as diferenças presentes nos regulamentos atuais, face aos anteriores.
Aplicação de Estatutos da AAC e contagem de Censos dos seccionistas
Também a Comissão de Acompanhamento interveio na auscultação para fazer um ponto de situação sobre a aplicação dos estatutos da AAC e para explicar, entre outros assuntos, como se vai proceder à contagem de censos dos associados seccionistas. O primeiro passo é a recolha dos dados existentes na secretaria e nas secções, sendo posteriormente feito o tratamento dos dados e por fim passa-se à validação junto dos associados. De acordo com a Comissão, a partir daqui será possível criar uma base de dados com todos os associados seccionistas. O academista apelou ainda à colaboração de todas as secções para a realização deste processo.
A secção da AAC está ainda a organizar um website onde estarão contidas todas as informações necessárias relativas à Comissão de Acompanhamento.
Ato Eleitoral do Conselho Fiscal e Conselho Disciplinar
Seguiu-se para o segundo ponto da ordem de trabalhos: “Marcação do Ato Eleitoral do Conselho Fiscal e Conselho Disciplinar”. O ponto foi aprovado pelos associados, com 122 votos a favor, o que significa que o voto geral vai ser realizado no dia 27 de fevereiro e o antecipado no dia 25.
Funcionamento dos Serviços Centrais de Secretaria da AAC
A assembleia prosseguiu para o terceiro ponto: “Apresentação e Votação do Regulamento de Organização e Funcionamento dos Serviços Centrais de Secretaria da AAC”. Carlos Magalhães apresentou o regulamento, que esteve sujeito a propostas de alterações durante 20 dias, e salienta a importância deste para efetivar a transição digital do edifício. Após uma saída significativa de quórum do Auditório da Reitoria, a proposta foi aprovada com apenas 72 votos a favor.
Apesar da ordem de trabalhos ainda ter vários assuntos por tratar, Diogo Rocha foi obrigado a terminar a primeira Assembleia Magna do mandato, devido à falta de quórum. Aguarda-se agora a convocação para uma nova auscultação estudantil.
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