![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F01%2F22212524%2Fcartaz_camoes__aqui_e_agora_29_01_2025.1200x0.png&w=3840&q=75)
“Camões. Aqui e Agora” abre o ciclo de debates nas celebrações dos 500 anos de Camões
“Comemorar o nascimento de Camões. Porquê? Para quê?” é o primeiro tema de um conjunto de debates. A iniciativa insere-se num programa para celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.
O início do ciclo de debates “Camões. Aqui e Agora” é no dia 29 de janeiro por volta das 18 horas. A iniciativa vai decorrer na Sala de São Pedro, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A primeira sessão de debate parte do programa apresentado no passado dia 9 de janeiro.
Filipa Araújo, investigadora na Universidade de Coimbra e membro da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Camões, refere que é esperada a promoção de discussões entre académicos, oradores e especialistas.
Os ciclo de debates, que contam com dez sessões, e que irão acompanhar as celebrações de Luís de Camões até ao dia 10 de junho de 2026, destinam-se a estudantes, docentes e ao público académico.
A escolha dos oradores prende-se com a importância e experiência de duas figuras nos Estudos Camonianos e de Literatura Portuguesa. Os convidados são José Cardoso Bernardes, Professor e Comissário da estrutura de missão responsável pelas Celebrações Nacionais do Nascimento de Camões e Carlos Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Letras.
Para além deste debate que está inserido nas celebrações, também a exposição “Camões 500”, inaugurada no inicio deste mês, é direcionada ao público escolar e está a ter uma “boa” receção, segundo a investigadora.
Fotografia: Notícias UC
PARTILHAR:
