Imagem principal
21.01.2025POR Isabel Simões

Todos os passes dos SMTUC vão dar acesso às linhas da Ecovia

Câmara de Coimbra aprovou por maioria aumentar as condições de acesso ao Sistema ECOVIA. Os quatro vereadores do PS abstiveram-se por preferirem ver aumentada a oferta em linhas como a linha 29 que liga Coimbra-B ao Hospital da Universidade. 

A Ecovia tem como missão que quem se desloca para os Hospitais ou para a Universidade de Coimbra (UC) possa deixar o automóvel em parques de estacionamento e apanhar um autocarro dos SMTUC. A Linha Verde liga o Parque Verde ao polo I da UC.  Já a Linha Vermelha serve os Hospitais a partir da Casa do Sal.

No período de Antes da Ordem do Dia da reunião de última segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, dissertou sobre a bondade da proposta que alarga o uso dos miniautocarros das Linhas da Ecovia (Vermelha e Verde) a todos os passes dos SMTUC – os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

O autarca justificou a medida com o aumento da procura dos transportes públicos, em particular pelos jovens.

Para os socialistas a justificação de alargamento da Ecovia a todos os utilizadores não se justifica pelo “aumento da procura”, mas sim pela “redução da oferta das linhas regulares”. Na reunião de Câmara, coube a Regina Bento o pronunciamento sobre a proposta dos SMTUC.

Para a vereadora socialista, a solução encontrada “vem desvirtualizar as intenções pelas quais as ecovias foram criadas” e pergunta se quem tem o serviço Park&Ride tem transporte assegurado.

Quanto aos parques de estacionamento do Sistema ECOVIA, a proposta aprovada define que as condições de acesso “se mantenham restritas aos títulos Bilhete de Estacionamento+Deslocação e ao Passe Rede Geral”.

Segundo José Manuel Silva, a intenção da medida aprovada passa por trazer mais utilizadores às Ecovias, transformando-as em “Ecocheias”.  

Fotografia: UC@Paulo Amaral

PARTILHAR: