[object Object]
21.01.2025POR Isabel Simões

Pré-campanha para autárquicas já se sente na Câmara de Coimbra

Hernâni Caniço, vereador do PS, teceu críticas à forma como a coligação de partidos “Juntos Somos Coimbra” governa a cidade. Entre elas estão “não combater a pobreza”, “promover a guetização” ou “confrontar sem resultados” alterações climáticas.

Na reunião de câmara da última segunda-feira, no período de Antes da Ordem do Dia, o vereador do Partido Socialista (PS) insistiu na necessidade de uma “Coimbra progressista”.

“Assumir o compromisso de estabelecer pontes de diálogo e consenso que torne Coimbra progressista e sustentável”, foi uma das conclusões da preleção do vereador socialista.

Acrescentou ainda o seu entendimento sobre o que deverá ser a “Coimbra progressista”.

A conclusão assumida pelo vereador socialista de uma “Coimbra progressista” para unir os democratas, os progressistas, os socialistas, os verdadeiros social-democratas, os defensores da liberdade, os protetores dos direitos humanos e dos animais”, não escapou ao vice-presidente da Câmara de Coimbra.

Francisco Veiga lembrou que a protocandidata do PS à autarquia de Coimbra, Ana Abrunhosa, já navegou no passado em águas sociais-democratas.

“Governo autárquico conservador, porque tem uma filosofia social” que “concilia liberalismo, individualismo e populismo”, foram afirmações escutadas da parte de Hernâni Caniço. Houve ainda referência à presença do município nas redes sociais – “como vive do populismo no discurso oficial e nas redes sociais”, “não é ponte entre instituições”, disse o vereador socialista.

Miguel Fonseca, vereador eleito pelo CDS para a coligação que governa a Câmara de Coimbra, não gostou do que ouviu e assumiu os valores de conservador e de democrata-cristão.

Lembramos que na passada quinta-feira se realizou uma reflexão debate intitulada “Coimbra, de Conservadora a Progressista” em que pontuaram cidadãos independentes, do movimento Cidadãos por Coimbra, elementos do PS, do Livre, do PAN e a protocandidata à Câmara de Coimbra pelo PS, Ana Abrunhosa.

Na sessão, a ex-ministra do governo de António Costa não assumiu ainda a candidatura à Câmara de Coimbra, no entanto, aproveitou a ocasião para desafiar a independente, Helena Freitas, para sua mandatária.

PARTILHAR: