RUC promove concerto de bcc em Dia Aberto para alavancar crowdfunding
bcc atuam pelas 18h00 no corredor da rádio. Durante o dia é possível acompanhar os trabalhos dos locutores, quer seja na realização de programas, na ligação a um relato da AAC/OAF ou na montagem do concerto.
bcc (sigla para banda de call center) juntam-se à campanha de “Sempre no ar, se você doar” com um concerto inédito em Coimbra, a ter lugar no próprio corredor da rádio. O espetáculo, que acontece pelas 18h00 do próximo dia 25 de janeiro, sábado, e que tem o custo de um donativo para a nossa campanha de crowdfunding, é o culminar de um dia em que a rádio se mostra a todos os ouvintes e amigos que a quiserem conhecer.
A Rádio Universidade de Coimbra abre as portas das suas instalações (portas essas que, na verdade, estão sempre abertas) para mostrar à comunidade o trabalho que faz e as condições em que opera. Durante o Dia Aberto, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar: a concretização de vários programas da rádio, como o icónico “Santos da Casa”, 19h00, ou o “Há vida(s) nesta cidade”, programa informativo de Isabel Simões que tenta ir contra a “ditadura da atualidade”, pelas 14h00; o relato do Académica vs Belenenses a partir dos estúdios, onde o nosso Avelino Américo espalha magia em conversa com os locutores no Estádio do Restelo, a partir das 15h00; a logística de montagem de um concerto de corredor, que deve durar durante toda a tarde.
bcc surge como crítica ao capitalismo e é o que resulta de um dia de trabalho em condições precárias num call center. Sediado no Porto, o conjunto composto por badsá, Luís Barreto, Sara Azul e Zé Starkpunk expressa-se através do punk antitrabalho e do queer garage. A banda descreve-se apenas como “berros sobre o trabalho”.
Nascida em 2019, bcc lançaram o single “CHARRINHO” em 2022, imediatamente seguido do EP homónimo e auto-editado.
“Sempre no Ar, se você doar”: a campanha de crowdfunding da RUC
A RUC não é apenas uma rádio, mas um agitador cultural da cidade de Coimbra. Com cursos regulares de formação para locutores, redatores, técnicos e repórteres, a RUC destaca-se como a única rádio-escola do país, formando anualmente dezenas de radialistas que, em regime de voluntariado, todos os dias tentam construir o melhor e mais inovador produto possível para entregar à comunidade. Tudo isso é colocado em causa quando não existem as condições mínimas necessárias para poder trabalhar.
Sem financiamento que seja suficiente para superar as adversidades do dia-a-dia, a RUC assistiu a uma crescente deterioração do material que agora se revela impeditiva. Nesse sentido, a RUC volta-se para a comunidade para pedir 30.000€: um valor que seria suficiente para cobrir a renovação dos estúdios, do parque informático e do equipamento usado em emissões exteriores. A campanha arrancou no passado dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e decorre até ao fim do mês de janeiro. Até agora, já foram arrecadados quase 12.000€. As doações podem ser feitas no link https://ppl.pt/causas/ruc, onde está disponível toda a informação sobre o projeto.