[object Object]
16.01.2025POR Informação RUC

Em Coimbra faltam jardineiros para cuidar dos espaços verdes

São 34 lugares preenchidos de 57 que deveriam existir. Em 2025 aposentam-se uma dúzia. Já foram o dobro. No entanto, aumentam no concelho as áreas verdes de intervenção municipal

Francisco Queirós, vereador da Câmara Municipal de Coimbra eleito pelo CDU, confessou hoje à RUC, no programa Primeira Sintonia, que na última reunião de Câmara abordou a questão da falta de jardineiros no município.

As preocupações do vereador justificam-se com a idade avançada dos trabalhadores da área na Câmara de Coimbra. Face às aposentações, o número de cargos ocupados previstos para este e o próximo ano, pode diminuir.

Francisco Queirós adianta que a profissão tem que ser mais apelativa, lembrando que o número de trabalhadores camarários neste setor, já foram mais altos.

O vereador refere ainda que com as obras a decorrer na cidade, os espaços verdes são cada vez mais, que estão ao cuidado da Divisão de Espaços Verdes que conta com menos do dobro dos funcionários que existiam antes.

Na intervenção de Francisco Queirós na última reunião da Câmara, a 13 de janeiro, o vereador referiu ainda que os serviços autárquicos têm baixa procura pelos “baixos salários oferecidos” e admitiu que parte dos concursos não completam o preenchimento das vagas, sendo importante recrutar mais trabalhadores.

Pode ouvir as declarações de Francisco Queirós no início do artigo.

PARTILHAR: