“Camões é de toda a gente” e a Universidade de Coimbra quer celebrá-lo
Programação de homenagem ao poeta vai passar por um ciclo de debates, uma formação para docentes, um grande congresso internacional, publicações pela Imprensa da UC e uma plataforma com informação “de qualidade” sobre Camões.
Universidade de Coimbra (UC) apresentou programa geral das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, hoje, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, momentos antes da inauguração da exposição “CAMÕES 500”.
José Augusto Bernardes, comissário-geral da estrutura de missão das comemorações, enfatizou o programa sem esquecer a grande preocupação com a forma de ensinar Camões nas Escolas.
“Camões é de toda a gente” afirmou Delfim Leão, vice-reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra perante uma sala de São Pedro cheia em que pontuaram alunos do 9.º ano B da Escola Martim de Freitas.
“Poesia” é tema da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, uma forma de a instituição responder ao desafio lançado por José Augusto Bernardes de a UC “assumir a poesia como causa”. A escolha do tema está associada às comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, lembrou Amílcar Falcão, reitor da UC.
Em janeiro (29) inicia o ciclo de debates. O primeiro acontece com Carlos Reis e José Augusto Bernardes a responderem a algumas das questões colocadas hoje pelo diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Manuel Portela – “Quem é Camões?”, foi uma delas.
Em 12 de fevereiro o Convento São Francisco acolhe alguns dos galardoados com o Prémio Camões. Pode conhecer toda a programação aqui.