![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F12%2F16112614%2Fcarlao-scaled-1-e1734348397381.webp&w=3840&q=75)
Revisão do RJIES: estudantes e Governo avaliam mudanças
Carlos Magalhães esteve presente na Assembleia da República, para debater o processo de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. O representante acredita que se o movimento estudantil for ouvido, podemos esperar “avanços positivos” da versão final do regime.
A revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) foi tema de debate, ontem, na Assembleia da República. O regime mais recente data o ano de 2007 e previa ser revisto entre 2013 e 2014, adiantou o ministro da Educação.
Carlos Magalhães, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), esteve presente na sessão e explicou que, tanto os órgãos de movimento estudantil, como os deputados parlamentares, tiveram direito à palavra. No que toca às intervenções dos estudantes, o presidente garante que todos partilharam as “alterações propícias” a executar, desde a constituição do Conselho Geral, até à eleição do reitor.
O representante da AAC acredita que é possível “retirar avanços positivos”, caso a auscultação estudante “seja ouvida”. Carlos Magalhães apelou, também, à necessidade das associações académicas avaliarem a versão final do RJIES, de modo, a entenderem se o regime é “vantajoso ou não”, para o funcionamento das instituições de Ensino Superior.
O ministro da Educação deu destaque à emergência deste processo de revisão e comunicou, ainda, que espera estar concluído até fevereiro do próximo ano.
PARTILHAR:
