IPC quer ter mais alunos com estatuto de estudante-atleta
A primeira aproximação no sentido de que seja permitido aos estudantes do IPC a carreira dual realizou-se no dia 11 de dezembro com a primeira Gala de Desporto.
Na gala desportiva, o IPC atribuiu 28 bolsas de méritos e 45 medalhas a estudantes-atletas que se destacaram nas várias modalidades. A RUC falou com Ana Ferreira que esteve à frente da organização da primeira gala desportiva do IPC.
A responsável explicou-nos que a instituição reconheceu ter vários estudantes-atletas que já se destacavam de alguma forma nas mais diversas modalidades. Muitos deles tendo chegado mesmo a ocupar pódios desde o ouro, a prata ou bronze sem descurarem a questão académica.
O projeto social “Rugby no Bairro” do Rugby da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária e Carreira Dual dos irmãos Iúri Alves e Ivan Alves também mereceram homenagem.
Acima de tudo, a instituição pretendeu prestar homenagem “à resiliência, à determinação e aos valores que o próprio desporto transmite”.
Reconhecendo que para além da promoção da saúde física, o desporto permite promover a saúde mental, Ana Ferreira entende que o desporto incentiva o crescimento social.
Nesse sentido, o IPC quer apostar “claramente na carreira dual de estudante-atleta, revelou. O estatuto já existe na instituição, mas a intenção é incrementar os incentivos aos estudantes ddo IPC para conseguirem conciliar vida desportiva com vida académica.
Com a gala desportiva o IPC quer que os seus estudantes atletas “vistam a camisola do politécnico de Coimbra acima de tudo” e que continuem a “busca dos sonhos, a superarem as dificuldades” e a inspirarem toda a comunidade, mencionou Ana Ferreira.
Pode saber mais ouvindo a entrevista no ‘podcast’ do início do artigo.
Fotografias: gentileza do IPC