Mais transparência e novas integrações: debate entre candidatos de 3.º ciclo ao CG/UC
Saúde mental, precariedade das bolsas e mais equilíbrio na vida académica, foram algumas das preocupações debatidas pela lista D e lista V, candidatas ao Conselho Geral, pelo 3º ciclo.
O debate entre as listas candidatas ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) de 3º Ciclo de estudo, aconteceu ontem, pelas 20h00. O evento teve lugar no Auditório da Reitoria, sob a moderação de Paulo Peixoto, docente e pró-reitor da UC. Os candidatos, João Caseiro pela lista D e Bárbara Canijo pela lista V, apresentaram propostas para melhorar a qualidade de vida dos doutorandos.
Saúde mental e equilíbrio na vida académica dos doutorandos
João Caseiro começou por apontar que, tanto o abandono do 3º Ciclo, como o tempo demorado para finalizar o doutoramento são “problemas muito graves” e que se relacionam com o bem-estar dos alunos deste ciclo. Para mitigar esta problemática, o candidato propõe realizar uma avaliação, em conjunto com o Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC (NEDUC), sobre os cursos e a “relação entre orientandos e orientadores”.
O estudante apontou para a necessidade de uma “uniformização”, de modo que, “qualquer doutorando, de qualquer faculdade”, possa fazer um pedido de apoio à investigação. A lista D quer também “combater a precariedade das bolsas” da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Bárbara Canijo avançou com a ideia dos casos de saúde mental estarem a aumentar nos doutorandos. A candidata justifica este aumento com a “falta de direitos” destes estudantes. Começou por apontar a importância de um reforço de psicólogos disponíveis e “outros serviços médicos” da UC, devido ao “grande tempo de espera”.
A lista V reiterou ainda a emergência de “criar contratos de trabalho” com os doutorandos: “em vez de nos inspirarmos no código de trabalho, para melhorar as bolsas”, afirmou Bárbara Canijo.
Mudanças urgentes na UC
A representante da lista V sublinha o desconhecimento dos estudantes, de todos os ciclos, sobre o Conselho Geral e as suas competências. Bárbara Canijo pretende, assim, uma “maior transparência” com os alunos, dando a conhecer “quais são as propostas levadas” ao Conselho Geral e o que é votado. A lista V propôs o uso das redes sociais para uma “presença maior” e mais apelativa.
João Caseiro destacou a proposta de acompanhar e integrar a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, na UC. A lista D quer uma integração da infraestrutura de Ensino Superior, tanto a nível cultural, como a nível académico, para estudantes e docentes.
As duas listas entraram em concordância no que toca à ideia de complemento às bolsas da FCT, seja em contexto académico, ou não académico, para a criação de mais oportunidades aos doutorandos.