[object Object]

Feira de Minerais de Coimbra Celebra 30 Anos de Ciência e Educação

Para Alcides Pereira, um dos organizadores, a feira não só desperta o interesse dos mais jovens pela geologia, mas também alerta para questões globais, como as alterações climáticas, sublinha ainda o impacto dos recursos naturais no futuro da sociedade. Este ano , para além das peças naturais como minerais e fósseis, o evento destaca a importância dos minerais na tecnologia moderna, desde paneis solares até carros elétricos.

A Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, organizada pelo Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) arrancou no dia 29 de novembro, em comemoração dos 30 anos.

A Feira de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra celebra 30 anos de história, com a presença especial da equipa que implementou a primeira edição, ligada ao Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra. 

O evento começou por ter como objetivo atrair o público ao Museu da Ciência e, até hoje, mantém a mesma missão, associado ao conhecimento e à sensibilização.

De um pequeno grupo de expositores, tornou-se num evento de dimensão nacional e internacional, que hoje em dia reúne um número cada vez maior de feirantes, afirma Alcides Pereira.

Os feirantes deslocam-se a Coimbra para apresentar peças únicas e verdadeiras obras de arte da natureza, como minerais, fósseis e cristais.

Para além do mercado, a feira tem um papel educativo, de modo a despertar nos mais jovens o interesse pelo mundo da geologia e da mineralogia. Segundo o Professor Alcides Pereira, é também uma forma de destacar a importância dos minerais para a sociedade.

A realização do evento conta com o apoio do Instituto do Ambiente e da Vida, do Museu da Ciência e do Núcleo de Estudantes que desempenha um papel crucial na logística e divulgação. Já o Instituto contribui com suporte financeiro e estrutural.

Mais do que uma exposição, a feira é uma ponte entre o público e a ciência, sublinhando a relevância dos minerais na vida moderna desde dos painéis solares até aos carros elétricos e alertando para as consequências futuras, como as alterações climáticas. 

Ao atrair visitantes para a Universidade de Coimbra, a feira promove a popularização da geologia e da mineralogia, e salienta o papel crucial dos minerais na tecnologia e na saúde. 

Um evento que une cultura, ciência e educação, com impacto direto na sociedade de 29 de novembro a 1 de dezembro.



PARTILHAR: