[object Object]
04.12.2024POR Leonor Sousa

“Constantino, Guardador de Sonhos” é a principal produção do Teatrão para 2025

O espetáculo que reflete sobre a falta de espaço e tempo para sonhar na juventude, faz parte de uma temporada que vai até 1 de fevereiro, com destaque para uma sessão especial em Língua Gestual Portuguesa no dia de 17 de janeiro.

O novo espetáculo do Teatrão, com dramaturgia original de João Gaspar, inspira-se na obra de Alves Redol “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”, para contar a história de uma pré-adolescente que há muito tempo não se lembra do que sonha ao acordar.

Segundo Isabel Craveiro, diretora artística do Teatrão, a peça reflete sobre a falta de tempo e espaço que os jovens têm para sonhar nos dias de hoje.

O Teatrão, que estuda profundamente o Neorrealismo português, propõe uma reflexão sobre o teatro contemporâneo e o seu papel político na sociedade. Inspirando-se no movimento neorrealista, que procura dar voz às pessoas marginalizadas pela história e pela arte, a nova criação não se limita a atualizar “Constantino” de Alves Redol, mas utiliza-o como ferramenta para explorar questões contemporâneas.

De janeiro a junho do próximo ano, o novo projeto “Leituras ao Domicílio” vai levar a casa de pessoas isoladas, obras neorrealistas a utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas Diocesana de Coimbra, acompanhados por voluntários. Desta maneira, os utentes vão ser desafiados a participar num programa de leitura regular de obras neorrealistas.

No total há 122 inscrições para voluntários, que vão começar a visitar em janeiro de 2025 , cerca de 32 utentes da Cáritas.

“Constantino, Guardador de Sonhos” vai estrear de 3 de janeiro a 1 de fevereiro, com sessões para público geral todas as sextas-feiras às 19h00 e sábados às 17h00.  No dia 17 de janeiro vai estar disponível a interpretação em Língua Gestual Portuguesa. As sessões para escolas vão ter lugar de segunda a quinta, às 10h30 e 14h00, e à sexta-feira às 14h00.

PARTILHAR: