Renato Daniel defende mandato de “Contas certas”
Renato Daniel destaca o mural em homenagem à crise académica de 1969 como o momento importante do seu mandato e defende necessidade de requalificação dos edifícios inabitados de Coimbra. Ex-presidente da DG/AAC sublinha também a redução da dívida externa em 100 000 euros.
Hoje, terça-feira, dia 3 de dezembro, decorreu a Tomada de Posse da nova Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Como tal, a Rádio Universidade de Coimbra esteve ontem à conversa com Renato Daniel, antigo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), para fazer um balanço do mandato anterior.
“O ano de 2024 foi um ano riquíssimo em termos desportivos”
Renato Daniel mostrou-se satisfeito com o seu mandato e destacou os momentos mais marcantes do mesmo.
Para ele, os estudantes-atletas que representaram a academia nos jogos paraolímpicos deste ano de Paris, a homenagem a Alberto Martins no Estádio Cidade de Coimbra, a ida ao Brasil captar para Portugal o campeonato do mundo de desportos de praia em 2026 e a inauguração do mural em homenagem a Alberto Martins e à Crise Académica de 1969 foram destaques do seu mandato.
Relativamente à requalificação do edifício sede da Associação Académica de Coimbra, o ex-presidente da DG/AAC afirma que vai ser um projeto que vai dar trabalho à nova direção. O mesmo explica que apesar do projeto ter uma duração prevista de 420 dias, as alterações que tinham um maior impacto nas infraestruturas do espaço já estão a decorrer.
Durante a campanha eleitoral para a nova DG/AAC, um dos candidatos disse que a estabilidade financeira da AAC não estava assegurada. Em resposta, Renato Daniel explicou que quando o seu mandato iniciou, havia muitas dívidas pendentes, mas que conseguiram fazer um acerto das contas.
Ex-presidente da DG/AAC aponta a redução da dívida na ordem dos 100 mil euros
Apesar de ainda não ter sido feito o balanço da Festas das Latas deste ano e desta ter sido afetada pelas más condições climáticas, o ex-representante afirma que conseguiram reduzir a dívida externa em 100 000 euros.
José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal a Coimbra, no início do seu mandato prometeu a construção de uma residência de estudantes na Baixa da cidade, que até ao momento não foi construída.
Questionado sobre esta questão, o ex-presidente da DG/AAC comentou que o município de Coimbra tem 3000 casas não habitadas e afirmou que tem de ser feita uma requalificação destes edifícios para poderem ser disponibilizados para os estudantes.
O mesmo diz também que apesar do Programa Alojamento Estudantes Ensino Superior (PNAES), ter de ser cumprido, é necessário que o governo faça uma catalogação dos edifícios inabitados por município para poderem ser, por sua vez, requalificados.
Requalificação do edifício sede da AAC é tema prioritária para nova DG/AAC
Em relação a temas prioritários para este novo mandato, Renato Daniel destaca a requalificação do edifício sede, a celebração de datas comemorativas como o 25 de Abril nomeadamente com a continuação do projeto de recriação da final da Taça de Portugal de 1969 e a melhoria das condições dos servidores de informática da AAC com a monitorização do Plano de Acompanhamento de Transição Digital.
Renato Daniel destaca o seu percurso na Associação Académica de Coimbra e o sentimento agridoce de término do seu mandato.