José Machado tem em vista “mais frontalidade e transparência” no Conselho Geral
O porta-voz da lista C compromete-se a “quebrar barreiras” no Conselho Geral (CG). José Machado acredita que a “criação de um vínculo” entre o CG e os estudantes fortalece posições mais esclarecidas e maior confiança por parte da comunidade que representam.
A lista C candidata ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra pelos estudantes de 1º e 2º Ciclos apresenta-se sob o mote “Comprometidos Contigo, Construímos a UC!”. A lista encabeçada por José Machado, mestrando em Administração Público-Privada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, anunciou a candidatura no passado dia 21 de novembro.
José Machado afirma que a lista C aposta em oito pilares fundamentais, que considera interdisciplinares e que pretendem “dar resposta aos problemas da comunidade estudantil”.
O candidato admite existir “um distanciamento entre o Conselho Geral e os estudantes”, mas quer combater a problemática e promover a aproximação através, por exemplo, “das redes sociais ou de fóruns”.
Entre os pontos centrais do projeto da lista C, José Machado objetiva que a Universidade de Coimbra assegure aos estudantes uma “transição saudável para o mercado de trabalho”.
O académico considera, também, “indispensável” fomentar o debate sobre o valor da propina para os estudantes tanto nacionais como internacionais, sendo este último “desajustado à realidade”.
José Machado revela existirem projetos ainda “dentro da caixa” e que a lista candidata tenciona fazer uma auscultação aos estudantes numa Reunião Aberta, a decorrer nos próximos dias de campanha.