[object Object]

“Carreira de um doutorando tem que ser digna”: João Caseiro efetiva lista D ao Conselho Geral

A lista D candidata-se ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) pelos estudantes do 3º Ciclo com o objetivo de “Dignificar os/as Doutorandos/as, Desenvolver a UC”. João Pedro Caseiro é o porta-voz da lista e está acompanhado de uma equipa do seio do Núcleo de Estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra (NEDUC).

O doutorando em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) explica que os objetivos da lista D estão sustentados em quatro pilares. A inclusão e bem-estar na Universidade, o ensino e a investigação, o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da representação dos doutorandos e as carreiras, formação e trabalho são as bandeiras que “partem desde as necessidades da comunidade até ao futuro e oportunidades”.

João Caseiro mostra-se preocupado com a taxa de abandono do 3º Ciclo de estudos e as condições de trabalho que nivelam o percurso. Existe, ainda, interesse pela situação dos estudantes internacionais que não falam português. A lista D, após constatar “uma falha na sua integração”, sugere auscultação a esta comunidade e a uniformização do website da UC para a opção “em inglês”.

O doutorando reflete, também, sobre as Escolas Doutorais, que apesar de estarem numa “fase embrionária”, podem-se solidificar.

Enquanto produtores “ativos de ciência e conhecimento”, a lista D considera essencial o apoio da Universidade de Coimbra às investigações e “dignificação dos percursos”. Para concretizar este objetivo, João Caseiro reivindica o aumento da representação dos doutorandos no Conselho Geral da UC.

O académico vê na revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior a solução para o problema da falta de representatividade de estudantes de 3º Ciclo nos Conselhos Gerais e afirma que deve haver uma distinção entre as suas necessidades e as de estudantes do 1º e 2º Ciclos.

Enquanto candidato a conselheiro do 3º Ciclo de estudos, João Caseiro quer ser “uma ponte” entre os doutorandos e o Conselho Geral, tanto na resolução de problemas e realização de propostas, como enquanto canal informativo.

Face à pluralidade de estudantes de Doutoramento, a lista D propõe-se “a ser o assento representativo dessa singularidade”.

PARTILHAR: