“Amigo Secreto” da UC regressa para ajudar crianças com doenças incapacitantes
A iniciativa, coordenada por Ana Rita Querido, tem como objetivo trazer alegria e esperança às famílias em dificuldades na época natalícia. A campanha tem-se vindo a desenvolver desde 2022.
Este Natal, a Universidade de Coimbra (UC) juntou-se às associações Acreditar, Calioásis e à Casa do Pessoal da Universidade na iniciativa do “Amigo secreto”. O projeto pretende proporcionar um momento de felicidade às crianças e famílias com cancro pediátrico e outras doenças incapacitantes. O objetivo é ajudar crianças entre um e dezassete anos, que não têm outra forma de receber prendas no Natal. A coordenadora da ação, Ana Rita Querido, referiu que o “Amigo Secreto” é uma forma de dar alegria às famílias que atravessam fases complicadas.
O voluntário recebe informações sobre a criança – a sua idade, desejos e necessidades. A entrega do presente, que não pode ultrapassar os 20 euros, deve ser feita no espaço do Student Hub até dia 21 de dezembro. Também o participante é surpreendido com um desenho ou uma mensagem enviada pela própria criança, em forma de agradecimento.
Ana Rita Querido transmitiu esperança para a continuidade e sucesso da campanha. A coordenadora afirmou que todas as crianças têm recebido resposta e que a adesão à iniciativa é positiva.
A campanha existe desde 2022 e, no ano passado, ajudou mais de 40 crianças. As inscrições são feitas online e decorrem até dia 12 de dezembro com vagas limitadas até 50 voluntários.
Com a parceria da Casa do Pessoal da UC conseguida este ano, o projeto apresentou melhorias na sua divulgação.
Fotografia: Universidade de Coimbra