David Pontes: “Existe uma correlação importante entre as questões ambientais e a questão da saúde”
Painéis de debate como “Refúgios”, “Campus e a Cidade”, “O Urbanismo e Alterações Climáticas, “Poluição impossível de escapar: PFAS, luz, som e microplásticos” decorreram esta manhã no Convento São Francisco.
A organização da conferência pertenceu à Câmara Municipal de Coimbra e ao Jornal Público. David Pontes, diretor do jornal, sublinhou à RUC que o debate tornou claro “que existe uma correlação importante entre as questões ambientais e a questão da saúde”.
Para o diretor do Público do encontro resulta outro sublinhado presente nas Conferências Azul: “a ideia de que as autarquias têm um papel essencial a desempenhar”. Quer no que há a fazer para mitigar as alterações climáticas, quer no envolvimento das populações.
A presença dos jovens na conferência foi outro dos destaques dos diferentes conferencistas. Também David Pontes realçou a importância daqueles que terão um papel importante na exigência de políticas públicas que permitam salvar o Planeta.
Alterações políticas a nível internacional, com Trump a ser eleito, pode dificultar a resolução de problemas ambientais. Trump tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, no primeiro mandato. Para o próximo mandato já prometeu diminuir investimentos em fundos de proteção ambiental. Na Europa já se ouvem algumas vozes a acompanhar as promessas de Trump.
David Pontes entende que nós europeus precisamos de valorizar “a ilha de princípios que é estar na Europa”.
O diretor do Público, apesar de concordar que o cenário internacional não é favorável ao clima, ver a desilusão dos países mais pobres com a última COP29.
Apesar disso, mantém a confiança “no engenho humano” e na capacidade que terá “de desenvolver soluções tecnológicas e científicas para resolver o problema.
A primeira conferência Azul decorreu no Porto, uma cidade costeira, a segunda em Coimbra onde se falou de clima e saúde. De acordo com David Pontes, na próxima conferência Azul será desafiado um município a sul para debater os problemas causados pelo aumento da temperatura.
Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra