![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F11%2F21214137%2Fnoticia4.1200x0.jpg&w=3840&q=75)
Câmara de Coimbra quer incentivar reabilitação de imóveis
Câmara de Coimbra entende que quem reabilita imóveis devolutos ou degradados deve ter um incentivo. A medida consta da proposta de Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento do Município de Coimbra – Invest Coimbra.
Abertura do procedimento que revê o regulamento do apoio ao investimento foi aprovada na última reunião do executivo. A reabilitação de imóveis devolutos ou degradados no Centro Histórico e na Baixa da Cidade “é uma bandeira do nosso executivo”, afirma Miguel Fonseca, responsável pela economia e finanças do Município de Coimbra.
Conforme a última análise dos serviços que tutela, uma percentagem pouco significativa de empresas têm sido apoiadas. Desde 2017 beneficiaram de incentivos 16 empresas.
Razões que levam o novo regulamento a propor alterações. Empresas que proponham desenvolvimento de projetos na área dos ‘clusters’ da tecnologia e saúde, assim como de interesse para a qualificação da oferta turística do concelho, são de interesse para o município.
Como os parques industriais de Eiras e Taveiro estão completos, em breve vai ser anunciada para a zona norte do concelho a abertura de um novo Parque industrial, revela o vereador responsável pelo investimento.
Miguel Fonseca realça que a discussão e controle dos projetos de investimento por parte dos serviços municipais vai ser uma realidade. O contributo das atividades envolvidas para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, é outro dos aspetos a ter em conta para incentivos.
Algumas das medidas vão estar mapeadas nas Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara de Coimbra para 2025. Mais informação aqui.
Fotografia: Notícias UC@Ana Bartolomeu
PARTILHAR:
