[object Object]

José Manuel Silva: “Queremos que Coimbra seja a cidade do Cinema”

Presidente da Câmara de Coimbra entende como “obrigação” proporcionar ao cinema uma casa condigna. À margem da inauguração da 30.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, José Manuel Silva falou com a RUC sobre a importância de apoiar as artes em geral e em especial o cinema. 

Considerando que Coimbra tem “a felicidade” de ter várias associações de cinema, uma delas a Caminhos do Cinema Português, que ao longo de décadas “têm feito um trabalho absolutamente excecional com muito poucas condições”, o Município adquiriu duas salas da Casa do Cinema para as requalificar.

A Câmara de Coimbra adquiriu as duas salas de cinema no Centro Comercial Avenida e vai investir na sua reabilitação. A sala do rés do chão será a primeira sala a ser intervencionada. No espaço o Município vai investir cerca de 600 mil euros. Segundo o autarca, para dar mais condições à sala e para ela manter a certificação do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual.

Com as melhorias, a Casa do Cinema poderá continuar a mostrar um tipo de cinema que as pessoas não conseguem ver noutros espaços. “Cinema de culto e de qualidade, cinema de autor que normalmente está fora dos circuitos comerciais”, embora também tenha cinema que faz parte desses mesmos circuitos.

“Queremos que Coimbra seja a cidade do Cinema”, disse o presidente da Câmara de Coimbra.

A segunda sala da Casa do Cinema será destinada a “atividades criativas e técnicas” relacionadas com as artes cinematográficas. Com essa nova sala disponível, e com a requalificação da que já existe, o Município espera que o cinema possa ter condições para se “desenvolver” e “crescer de forma sustentada”.

Fotografia: Festival Caminhos do Cinema Português

PARTILHAR: