Aumentou Adesão estudantil às Eleições para DG e Mesa da Assembleia Magna da AAC
As eleições para a Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra e Direção-Geral registaram maior adesão dos estudantes em comparação à última eleição.
A preferência por votar no dia deve-se, segundo os estudantes entrevistados, ao entusiasmo e ao envolvimento com o processo eleitoral, e à maior disponibilidade de locais de votação.
Israel, aluno do terceiro ano do curso de Direito, observa que o número de eleitores é superior ao ano passado. O aluno acredita que o aumento na participação se deve ao surgimento de novos candidatos com propostas diversificadas, o que amplia o debate e atrai diferentes opiniões para a mesa de votação.
Muitos alunos preferiram comparecer no próprio dia de eleição, especialmente no final da tarde, registando-se então maior afluência.
Afonso, estudante de Relações Internacionais, afirma que a adesão ao voto antecipado foi baixa. Adianta que próximo ao horário de fecho de urnas, se registou um aumento considerável de estudantes a votar. O estudante da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra afirma que às 16h00 de hoje, cerca de 20% dos estudantes da Universidade de Coimbra tinham votado.
O voto por correspondência continua a ser uma opção pouco utilizada. Tanto Israel como Afonso relataram à RUC, que para que este tipo de voto aconteça, é necessário um pedido antecipado – processo que não recebeu adesão na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Afonso afirma que o aumento da participação por parte da academia, se justifica pela concorrência entre as listas e pela divulgação mais intensa, o que despertou o interesse dos estudantes.
Até agora, as eleições refletiram um maior envolvimento por parte da academia no processo democrático da Associação Académica de Coimbra.