Imagem principal

Sob o lema “intervenção”, Festival Política regressa ao Convento São Francisco

De 21 a 23 de novembro cinema, humor, música, exposições, performance, debates e também programação direcionada para o público escolar vão passar pelo Convento São Francisco no âmbito do Festival Política. Festival inaugura com um concerto de Lucas Pina no exterior do Edifício das Químicas da UC. 

Coimbra acolhe pelo segundo ano consecutivo o Festival Política que chega a Coimbra após ter passado por Lisboa, Loulé e Braga. Sob o lema “intervenção”, a organização pretende contribuir para a construção de “uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática”.

A primeira sessão do festival contou com 1400 participações. Segundo Maria Carlos Pêgo, diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara de Coimbra,  na edição de 2024 a organização almeja duplicar a participação.

A diretora do Departamento de Cultura e Turismo, adianta que todas as iniciativas são de entrada gratuita e que o Festival Política tem uma aposta forte nas acessibilidades.

A programação não vai esquecer “as raízes e as memórias sociais e culturais” de Coimbra, e por isso será relembrado Zeca Afonso. Em destaque vai estar a importância das Repúblicas de Coimbra, espaços comunitários de vida cultural e cívica. A exposição “Nunca tantos deveram a tão poucos” de Sara Folhas inaugura no primeiro dia, às 21 horas na Projet Room do Convento São Francisco.

Entre os cabeças de cartaz da programação está o filme “Onde está o Zeca”, uma coprodução do Festival Política e d’ “A música portuguesa a gostar dela própria”, uma reflexão sobre a herança de José Afonso nos músicos contemporâneos. Luís Varatojo celebra os 50 anos do 25 de Abril, em concerto na sexta-feira, dia 22 de novembro, na Sala D. Afonso Henriques.

Rui Oliveira Marques da organização do Festival Política, desvenda um pouco do espetáculo que Hugo van der Ding vai dar no Grande Auditório no sábado, dia 23 , às 21h30.

Ao todo, nas quatro cidades parceiras, foram apresentados 22 filmes de ficção, animação e cinema documental. Será em Coimbra, que serão desvendados os filmes preferidos do público e do júri e também será revelado o vencedor do prémio futuro para realizadores com menos de 30 anos.

A programação apresenta cinco espetáculos, um deles, o de Lucas Pina decorre no exterior do Edifício das Químicas da Universidade de Coimbra (UC). Uma forma de cumprir o propósito de chegar a “um público jovem, que esteja disposto a questionar os poderes” adiantou Rui Oliveira Marques.

Na conferência de imprensa que decorreu hoje no Café Concerto do Convento São Francisco, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, esclareceu que o Festival Política contou com apoio da Câmara Municipal de 27 mil euros a que se acrescenta o IVA.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

PARTILHAR: